Publieditorial

A diversidade dos Vinhos de Portugal, com suas mais de 250 castas nativas

Formam excelente combinação para os pratos das festas de fim de ano.

A bela região do Douro é um dos pontos enoturísticos mais aclamados de Portugal
A bela região do Douro é um dos pontos enoturísticos mais aclamados de Portugal

por Redação

Situado no extremo sudoeste da Europa, com pouco mais de 92 mil quilômetros quadrados de superfície, Portugal é um verdadeiro paraíso para os amantes do vinho e da boa gastronomia.

Apesar de sua modesta extensão geográfica, o país apresenta uma diversidade impressionante em termos de terroir e estruturas de produção, oferecendo um espectro raro de vinhos autênticos e de alta qualidade.

Mesmo os conhecedores do panorama vitivinícola português ficam sempre surpreendidos com a diversidade que a faixa de terra com 630 km de comprimento e 220 km de largura no extremo oeste do velho continente é capaz de produzir. Embora modesto em termos de extensão geográfica entre as nações europeias, seus mais de 200 mil hectares dedicados à viticultura o tornam um verdadeiro gigante na oferta de vinhos.

Portugal Douro

PORTUGAL FOI A PRIMEIRA REGIÃO VITIVINÍCOLA DEMARCADA NO MUNDOA Região do Douro Vinhateiro foi a primeira região vitivinícola a ser demarcada e regulamenta em 1756. Hoje em dia, é também classificada como património mundial pela UNESCO, como reconhecimento da sua longa tradição de viticultura e da sua paisagem de extraordinária beleza

Não à toa, sua fama internacional no mundo dos vinhos cresce a cada ano, e no Brasil não é diferente. Em nosso território nacional, Portugal consolidou-se como um dos principais fornecedores de vinhos, fruto de uma relação histórica e cultural única.

A dedicação dos produtores portugueses em unir tradição e modernidade reflete-se nos vinhos disponíveis, que vão desde rótulos acessíveis para o dia a dia até ícones da viticultura lusitana.

Essa proximidade é reforçada pela presença constante de produtores portugueses em eventos brasileiros e pelo crescente número de brasileiros que visitam Portugal, retornando encantados com suas experiências enogastronômicas.

Mas o que torna os vinhos de Portugal tão especiais? A resposta é uma combinação única de tradição, inovação, qualidade inigualável, preços surpreendentes e diversidade. Portugal oferece vinhos para todos os gostos e bolsos, desde opções acessíveis para o dia a dia até os vinhos ícones, que hoje são verdadeiros embaixadores da viticultura lusitana.

Por trás desse sucesso está também a dedicação dos produtores portugueses em criar rótulos que combinam tradição e modernidade. Toda essa consistência faz de Portugal um “porto seguro” para os consumidores brasileiros que buscam ótimas compras em qualquer faixa de preço.

Touringa

Em destaque um cacho de Touriga Nacional, pronto para colheita

A questão geográfica não pode ser deixada de lado: a influência do Atlântico, que domina quase todo o território lateral do país, gera um gigantesco sistema de refrigeração natural, ganhando cada vez mais importância na produção vinícola, devido à tendência mundial para vinhos elegantes e menos encorpados.

Outro fator importante são, naturalmente, as muitas castas autóctones, um verdadeiro tesouro que faz de Portugal um dos países mais ricos em diversidade de uvas no mundo, com mais de 250 castas nativas.

Essa variedade única proporciona uma explosão de sabores e aromas que dificilmente pode ser encontrada em outro lugar. Personalidades varietais como o Arinto, o Encruzado, a Touriga Franca, a Baga e, claro, a Touriga Nacional, que se tornou uma estrela internacional, constituem a base da gama única de vinhos de Portugal.

Para as festividades de final de ano, essas castas se destacam em harmonizações especiais: o Arinto, com sua acidez vibrante e notas cítricas, é ideal para receitas leves, como saladas de frutos do mar, salpicão de frango ou pratos com molhos cítricos, como o peru ao molho de laranja; o Encruzado, um branco com mais corpo e toques minerais, é excelente para pratos como o bacalhau de forno com batatas e azeitonas ou chester assado com ervas e batatas; a Baga, com sua acidez pronunciada e taninos firmes, harmoniza bem com carnes de porco, como lombo assado com farofa de frutas secas ou pernil; e a Touriga Nacional, com seu bom corpo e aromas florais e de frutas negras maduras, combina lindamente com carnes vermelhas e assados, como um tradicional churrasco de final de ano.

Pernil Ceia

O pernil da ceia, harmoniza muito bem com portuguesês à base da casta Baga

Portugal é, sem dúvida, um destino imperdível para quem deseja explorar o mundo do vinho em toda a sua essência. Mais do que uma bebida, o vinho português representa um estilo de vida, que reflete o equilíbrio perfeito entre a natureza, o trabalho humano e o respeito pela história e pela diversidade.

Serviço:

Pensando nas datas festivas de fim de ano, a Vinhos de Portugal, criou a campanha "Celebre este Natal com vinhos de Portugal". Uma ação especial onde, os apaixonados por vinhos portugueses podem encontrar uma seleção especial de rótulos em destaque em lojas físicas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e em São Paulo, e também em e-commerces com atendimento nacional. Clique aqui e conheça as lojas participantes.

palavras chave

Notícias relacionadas