Tradição texana

A magia dos vinhedos do Texas em uma obra-prima arquitetônica

A vinícola texana Augusta Vin une história, arquitetura inovadora e vinhos

Augusta Vin deseja ser um destino para os amantes de vinho e design, com uma construção inovadora
Augusta Vin deseja ser um destino para os amantes de vinho e design, com uma construção inovadora

por Arnaldo Grizzo

Com uma visão única de unir arquitetura de ponta e história local, a Augusta Vin, localizada em Fredericksburg, Texas, foi fundada por Scott Felder, e deseja ser um destino para os amantes de vinho e design, com uma construção bastante inovadora.

Conheça a história por trás dessa obra-prima, que une vinhedos com 12 variedades adaptadas ao clima texano e uma estrutura arquitetônica única que combina tradição, funcionalidade e um toque moderno, a propriedade se destaca por sua estrutura de madeira inspirada no conceito “cruck frame” do Velho Mundo, adaptado com técnicas inovadoras

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Augusta VIn
A proposta do projeto foi criar uma arquitetura única e funcional

Quando ingressou no mundo do vinho, Scott Felder não estava para brincadeira. Sua ideia era criar algo único em um estado norte-americano cuja vitivinicultura não é vastamente reconhecida. Para dar o tom de suas intenções, ele começou pela arquitetura do local e um dos motivos foi que sua formação profissional está ligada à construção de casas em Austin.

Ele vendeu sua empresa de sucesso e agora está completamente ligado em Augusta Vin.A estrutura ficou pronta em 2019, mas a propriedade é rica em história. Bem conhecida como uma das famílias fundadoras de Fredericksburg, cidade onde está instalada a Augusta Vin, os Klein viveram no terreno em meados de 1800, seguidos pela família Schmidt, durante o final de 1800 até o início de 1900. O vinhedo foi plantado em 2017 usando 12 variedades diferentes, todas escolhidas para prosperar no clima do Texas. 

LEIA TAMBÉM: Conheça a cinematográfica bodega da Opus One

Felder escolheu a empresa Texas Timber Frames para criar a sua vinícola. Ele originalmente queria um projeto em estilo de plantação, com varandas envolventes nos primeiros e segundos andares como sala de degustação para os produtos da vinícola.

Por acaso, um design estrutural conceitual no escritório da Texas Timber Frames, inspirado em uma estrutura tradicional de madeira do Velho Mundo chamada "cruck frame", encantou Felder. O "cruck frame" é notável por usar árvores arqueadas para suportar as vigas e alcançar um vão livre; um subproduto do melhor e mais reto material que era utilizado na construção naval no Velho Mundo.

LEIA TAMBÉM: Arte e arquitetura harmonizam-se na Bodega Oceánica, do Uruguai

Entre o desejo de uma grande varanda de dois andares na frente, para enquadrar a vista para os vinhedos, e a necessidade de um grande vão livre interno para obter um plano aberto para assentos, bares e vendedores de artesanato, conseguiu-se adaptar, modernizar e ampliar o conceito do "cruck frame" com o uso de arcos de madeira laminada colada (glu-lam) em vez de árvores naturalmente moldadas para suporte primário.

Após perceber o volume maciço criado pelo conceito estrutural, uma passarela central foi introduzida para acesso ao balcão, assentos adicionais e para levar as pessoas ao coração da estrutura sob claraboias e luz natural.

Madeira

Augusta VIn
Projeto exigiu madeiras de grande qualidade e postes de quase 12 metros com 40 centímetros de espessura 
Augusta Vin
Augusta Vin
O principal bar de degustação de vinhos está sob a passarela central dentro do espaço

O maior desafio foi a aquisição de materiais; embora usando glu-lams para os membros arqueados na estrutura de madeira, Felder queria que o máximo possível do projeto fosse de madeira natural. Devido à grande escala, parte desse material é de grande porte - postes de quase 12 metros e 40 centímetros de espessura - vigas assim não são fáceis de encontrar, e o projeto exigiu 12. Devido a essa situação, implementou-se uma junção especial oculta nos postes de madeira para suportar os beirais. 

A estrutura principal é composta de vigas laminadas de abeto de Douglas e vigas de madeira natural, unidas por encaixes tradicionais de tenon e espiga, com cavilhas estruturais de carvalho e revestimento T&G. A estrutura tem uma quantidade surpreendentemente pequena de junções de aço, considerando os longos vãos, e é realmente um exemplo da construção moderna de madeira. 

O projeto consiste em uma grande varanda de entrada de 6 metros de profundidade e um balcão que oferece vistas deslumbrantes do vinhedo Augusta Vin em Fredericksburg. O interior se abre para um volume de 15 por 15 metros com áreas de serviço, assentos, exposição e estrutura de madeira exposta.

O principal bar de degustação de vinhos está sob a passarela central dentro do espaço de 15 por 15 metros e apresenta uma “laje de waffle” de vigas de madeira que formam o teto.

Os 6 metros de trás da estrutura são utilizados para áreas de serviço, mecânica e armazenamento, com uma extensão no andar superior que dá vista para o Nasse Creek na parte de trás da propriedade.

Augusta Vin
O design estrutural conceitual foi inspirado em uma estrutura tradicional do Velho Mundo 

Augusta Vin

palavras chave

Notícias relacionadas