• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Blocos empilhados

    Descubra o fascinante projeto de Carl Fredrik Svenstedt para o Domaines Ott na Provence

    O desenho do arquiteto Carl Fredrik Svenstedt para o Domaines Ott na Provence se assemelha a um grande jogo de blocos de empilhar

    Svenstedt criou um edifício monumental que combina estética e funcionalidade
    Svenstedt criou um edifício monumental que combina estética e funcionalidade

    por Arnaldo Grizzo

    O prédio inovador desenhado pelo arquiteto sueco Carl Fredrik Svenstedt para a família Roederer, proprietária do Domaines Ott na Provence, se assemelha a um grande jogo de blocos de empilhar, refletindo a influência da "op art" dos anos 1960.

    Com um design que aproveita a inclinação natural do terreno e utiliza materiais históricos, como o calcário da Pont du Gard, Svenstedt criou um edifício monumental que combina estética e funcionalidade. Explore como esse projeto impressionante harmoniza a tradição vinícola com a arquitetura contemporânea e um toque de ingenuidade.

    LEIA TAMBÉM: Projeto arquitetônico celebra a tradição e a inovação na vinicultura nos Açores

    Talvez não seja um olhar tão ingênuo, já que esse jovem arquiteto apaixonado por computação gráfica e construções oníricas certamente se inspirou nas composições de “op art” (arte óticas) do final dos anos 1960, de artistas como Yaacov Agam ou Jesús Rafael Soto, por exemplo.

    Svenstedt notadamente usou a inclinação natural do terreno, ao longo do eixo norte-sul. Dessa forma, primeiro vem o pátio, onde as uvas são colocadas em caixotes, depois a câmara fria, de onde elas vão cair nas prensas localizadas num nível inferior.

    Domaine Ott
    A inclinação natural do terreno foi aproveitada para a vinificação gravitacional

    Em seguida, há duas grandes naves onde os mostos vão fermentar em cubas de inox ou barricas de madeira. Por fim, ainda mais embaixo ficam as salas de engarrafamento, rotulagem e embalagem.

    LEIA TAMBÉM: Vinícola Galić une história monástica e arquitetura moderna na Croácia

    Este caminho gravitacional é atravessado pelo sentido leste-oeste de visitantes que entram por uma vasta praça flutuando sobre a vinha na sala de degustação em forma de L, com um espaço claro, revestido de bétula, envidraçado nas duas naves e emoldurado com as vinhas distribuindo as áreas de prova e escritórios.

    Domaines Ott
    Projeto harmoniza a tradição vinícola com a arquitetura contemporânea em todas as áreas

    Contudo, o que chama primeiro chama a atenção obviamente é o exterior do prédio, estilo “Jenga” (famoso joguinho de empilhar blocos). Para isso, o arquiteto usou material de uma pedreira que data da construção da Pont du Gard, famoso aqueduto romano da região.

    LEIA TAMBÉM: Conheça a Domaine Uma, a vinícola que traz a luz de palco para o vinho

    Assim, ele ergueu uma parede composta apenas por blocos de calcário de 1 metro por 1 metro e 50 centímetros de espessura. Os blocos não estão emparelhados, mas são mantidos em cima um do outro apenas pelo peso, fixados por selos de metal invisíveis para melhor resistir aos fortes ventos da região.

    Domaine Ott
    O op art de artistas como Yaacov Agam ou Jesús Rafael Soto foram inspiração para o projeto básico

    Eles se erguem em fileiras escalonadas e em um pequeno ângulo, como escamas de peixes. Eles se afastam um do outro nas pontas ao mesmo tempo que concentram no centro para compor uma grossa blindagem térmica que permite isolar do calor e da luz.

    Nas extremidades, blocos são empilhados para compor pórticos que lembram um pouco da arquitetura neoclássica dos anos 1930. Tudo isso forma um “tabuleiro de xadrez” de pedra ocre.

    Domaines Ott
    Interior tem espaço claro, revestido de bétula, envidraçado nas duas naves e emoldurado com as vinhas distribuindo as áreas de prova e escritórios

    Dentro e fora, a disposição dos blocos de pedra forma um jogo de luz e sombra que torna ainda mais monumental o edifício erguido em Taradeu, na região de Var, em Provence, que serve de local de produção do histórico Château de Selle – a primeira propriedade adquirida por Marcel Ott em 1912, não muito distante da Abadia de Thoronet.

    Veja abaixo uma galeria com mais imagens do imponente projeto da Domaine Ott

    Domaines Ott
    Arquitetura aproveitou a inclinação natural do terreno e harmonizou a tradição vinícola com a arquitetura contemporânea
    Domaines Ott
    Os blocos não estão emparelhados, mas são mantidos em cima um do outro apenas pelo peso, fixados por selos de metal invisíveis
    Domaines Ott
    A disposição dos blocos de pedra forma um jogo de luz e sombra que torna ainda mais monumental o edifício
    Domaines Ott
    As fileiras escalonadas e em um pequeno ângulo, como escamas de peixes, se afastam um do outro nas pontas ao mesmo tempo que concentram no centro
    • Conheça abaixo os melhores vinhos da Domaine Ott recentemente degustados pela Revista ADEGA

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    VinhoFrançaEnologiaViticulturaTurismoArquiteturaProvenceDomaine Ott

    Notícias relacionadas

    vinicola

    Como a Viña Santa Carolina ajudou a moldar o vinho chileno moderno

    A proposta turística da Herdade do Sobroso inclui atividades que vão além do vinho

    Como o turismo rural e o vinho se encontram na Herdade do Sobroso

    Apelidada de “stealth winery”, Dominus se perde na paisagem das vinhas por sua arquitetura diferenciada

    Dominus: a vinícola “invisível” que se funde à paisagem de Napa Valley

    A Bodega Sottano como exemplo de integração com o cenário de Mendoza

    O projeto arquitetônico da Bodega Sottano e sua integração com os vinhedos de Mendoza

    Augusta Vin deseja ser um destino para os amantes de vinho e design, com uma construção inovadora

    A magia dos vinhedos do Texas em uma obra-prima arquitetônica

    Divulgação

    Conheça a cinematográfica bodega da Opus One

    Divulgação

    Vinícola californiana une o vinho à escultura

    Imagem Arte e arquitetura harmonizam-se na Bodega Oceánica, do Uruguai

    Arte e arquitetura harmonizam-se na Bodega Oceánica, do Uruguai

    Imagem Vinícola australiana harmoniza arquitetura e paisagem em uma experiência única

    Vinícola australiana harmoniza arquitetura e paisagem em uma experiência única

    Sede é integrada à paisagem das colinas de Pálava, com arquitetura projetada pelo Atelier Štepán

    Přátelé Pavlova une tradição, arquitetura sustentável e paisagem deslumbrante

    Château d'Yquem

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Descorchados 2026 tem dois vinhos com nota máxima
    1

    Descorchados 2026 tem dois vinhos com nota máxima

    Robert Mondavi reabre vinícola histórica em Napa
    2

    Robert Mondavi reabre vinícola histórica em Napa

    Maior colecionador de vinhos do mundo quer abrir um museu na França
    3

    Maior colecionador de vinhos do mundo quer abrir um museu na França

    Mudanças climáticas impulsionam aumento do cultivo de Garnacha em Rioja
    4

    Mudanças climáticas impulsionam aumento do cultivo de Garnacha em Rioja

    Nobreza biodinâmica
    5

    Nobreza biodinâmica

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group