Aos autênticos connaisseurs, é fundamental saber preservar o objeto de seu prazer. Conheça os diferentes estilos de umidificadores
por Fernando Roveri
![]() |
| Umidor Dominicana, com capacidade para até 60 caixas, é o ideal para os degustadores ao estilo Winston Churchill |
Os umidificadores mais conhecidos e facilmente disponíveis no mercado são aqueles confeccionados em madeira de cedro rosa, ideal tanto para a elaboração deste acessório como para os palitos de fósforo utilizados no ritual de acendimento. "Esta madeira é a ideal, pois não interfere nas características do charuto, tanto de sabor como de aroma", diz Paulo Rogério Bueno, sócio-proprietário da Advanced House.
#R#As caixas umidificadoras podem ser encontradas em vários tamanhos, com capacidades que variam de dez até 300 charutos. Para se ter em casa, a melhor caixa umidificadora é aquela que possui capacidade para até 50 unidades. Se o connaisseur quiser manter umidificadores em outros locais, como o escritório, o ideal é adquirir uma caixa menor, que abrigue de dez a vinte unidades. Todas contêm um hidrômetro que marca a temperatura interna, a maioria com marcador analógico. Ele funciona por meio do inchaço de uma esponja interna contida na caixa, responsável por manter a umidade dos charutos entre 65% e 70%. No entanto, o mercado já disponibiliza caixas umidificadoras com hidrômetros digitais, considerados os melhores devido à precisão. A dica mais importante, seja com o marcador analógico ou digital, é acrescentar água gelada a cada dez dias para que o funcionamento do utensílio não seja prejudicado.
![]() |
| Os umidificadores preservam todas as características do charuto |
Considerando a estética, os melhores umidificadores são os italianos, com revestimento em verniz. Alguns, inclusive, têm revestimento externo de couro, imprimindo charme ao acessório. Se você degustar charutos no mesmo ritmo do primeiro-ministro britânico Winston Churchill, é recomendável que procure pelas caves umidoras, ideais para armazenar grandes quantidades de charuto. As maiores têm capacidade para até 100 caixas médias. A aparência e as características são semelhantes às caves de vinho, com altura de até 1,70 metro e sistema eletrônico de umidificação que mantém a temperatura abaixo dos 20 graus. Elas possuem gavetas com sistema corrediço, nas quais os charutos podem ser separados por tipo ou fabricante. Dessa forma, os diferentes estilos preservam suas características e não interferem uns nos outros. Além das qualidades técnicas, essas caves possuem um acabamento visual externo de madeiras como mogno, pinho, carvalho e peroba.
Além de necessários para os autênticos degustadores, os umidificadores são acessórios que integram a decoração de qualquer ambiente. E denotam o estilo e a sofisticação de seus proprietários.
+lidas

Ciclista sobrevive três dias bebendo vinho após acidente

Vinícola lança rótulo para homenagear os “anos dourados da pornografia”

Vinícola gaúcha lança experiência para visitante criar seu próprio vinho

Lalou Bize-Leroy: a maga dos grandes vinhos da Borgonha, incluindo o Romanée-Conti

Como o vinho age na digestão? Estudos revelam efeitos importantes