A Mansão dos Charutos

Aos autênticos connaisseurs, é fundamental saber preservar o objeto de seu prazer. Conheça os diferentes estilos de umidificadores

por Fernando Roveri

Art des Caves
Umidor Dominicana, com capacidade para até 60 caixas, é o ideal para os degustadores ao estilo Winston Churchill
Para aqueles que têm o costume de comprar bons charutos em grandes quantidades, ou até mesmo caixas que contenham de dez até trinta unidades, o ideal é possuir um umidificador às mãos. A sua função é manter todas as características de aroma e sabor. Caso não seja utilizado, os charutos perdem sua umidade natural e suas características sensoriais ficam comprometidas.

Os umidificadores mais conhecidos e facilmente disponíveis no mercado são aqueles confeccionados em madeira de cedro rosa, ideal tanto para a elaboração deste acessório como para os palitos de fósforo utilizados no ritual de acendimento. "Esta madeira é a ideal, pois não interfere nas características do charuto, tanto de sabor como de aroma", diz Paulo Rogério Bueno, sócio-proprietário da Advanced House.

#R#

As caixas umidificadoras podem ser encontradas em vários tamanhos, com capacidades que variam de dez até 300 charutos. Para se ter em casa, a melhor caixa umidificadora é aquela que possui capacidade para até 50 unidades. Se o connaisseur quiser manter umidificadores em outros locais, como o escritório, o ideal é adquirir uma caixa menor, que abrigue de dez a vinte unidades. Todas contêm um hidrômetro que marca a temperatura interna, a maioria com marcador analógico. Ele funciona por meio do inchaço de uma esponja interna contida na caixa, responsável por manter a umidade dos charutos entre 65% e 70%. No entanto, o mercado já disponibiliza caixas umidificadoras com hidrômetros digitais, considerados os melhores devido à precisão. A dica mais importante, seja com o marcador analógico ou digital, é acrescentar água gelada a cada dez dias para que o funcionamento do utensílio não seja prejudicado.

Márcia Grilo/Stock.Xchng
Os umidificadores preservam todas as características do charuto

Considerando a estética, os melhores umidificadores são os italianos, com revestimento em verniz. Alguns, inclusive, têm revestimento externo de couro, imprimindo charme ao acessório. Se você degustar charutos no mesmo ritmo do primeiro-ministro britânico Winston Churchill, é recomendável que procure pelas caves umidoras, ideais para armazenar grandes quantidades de charuto. As maiores têm capacidade para até 100 caixas médias. A aparência e as características são semelhantes às caves de vinho, com altura de até 1,70 metro e sistema eletrônico de umidificação que mantém a temperatura abaixo dos 20 graus. Elas possuem gavetas com sistema corrediço, nas quais os charutos podem ser separados por tipo ou fabricante. Dessa forma, os diferentes estilos preservam suas características e não interferem uns nos outros. Além das qualidades técnicas, essas caves possuem um acabamento visual externo de madeiras como mogno, pinho, carvalho e peroba.

Além de necessários para os autênticos degustadores, os umidificadores são acessórios que integram a decoração de qualquer ambiente. E denotam o estilo e a sofisticação de seus proprietários.

palavras chave

Notícias relacionadas