Café - 04.Mar - Vício?

Abelhas preferem flores que tenham cafeína no néctar

por Redação

Se você achava que era o único que não conseguia funcionar antes de um cafezinho, se enganou. Um estudo realizado pela Universidade de Haifa, em Israel, concluiu que as abelhas preferem o néctar de flores que contenha pequenas quantidades de cafeína e nicotina.

O néctar das flores é composto principalmente por açúcares, que são os provedores de energia para a realização da polinização. Entretanto, existem algumas flores que, além do carboidrato, também possuem quantidades baixas de substâncias tóxicas como a cafeína e a nicotina.

Com o intuito de determinar o papel das substâncias - se eram imperceptíveis ou se tinham algum papel de sedução -, investigadores israelenses ofereceram ao inseto dois tipos de néctar artificial: um composto apenas por açúcar e outro que continha também camadas de nicotina e cafeína. O favoritismo, por mais surpreendente que pareça, foi o do segundo composto.

A cafeína é encontrada principalmente em flores cítricas, com concentração entre 11 e 17,5 miligramas por litro. Já a nicotina, encontrada em árvores de tabaco, aparece com concentração de até 2,5 miligramas por litro.

Os pesquisadores afirmaram que a pesquisa demonstrou a preferência por tais substâncias, e não o vício. No entanto, novos testes serão realizados para saber se há ou não dependência.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Consumo de café pode beneficiar o funcionamento do coração
+ Brasil supera Colômbia em exportação para os EUA

+ Brasil amplia seu domínio no mercado mundial decafé
+ Produção de café na África deve aumentar 50% até 2025

+ Estudo indica que café não cura ressaca

palavras chave

Notícias relacionadas