Alemanha é campeã da Copa do Mundo... dos enólogos

Final reviveu drama da Copa do Mundo de Futebol de 1954, quando os alemães bateram a Hungria por 3 a 2

por Redação

Enólogos alemães comemoram título

Time alemão venceu a Hungria nos acréscimos

A Copa do Mundo começou nesta quinta-feira e todos estão apreensivos para saber quem será o campeão. No entanto, no mundo do vinho, a Alemanha já pode comemorar, pois, no final de maio, durante o segundo "European Winemakers' Soccer Tournament" – campeonato de futebol entre enólogos europeus, o principal evento do tipo no mundo –, a equipe alemã levou a melhor sobre a Hungria em uma final emocionante, decidida com gol nos acréscimos. O placar de 3 a 2 foi o mesmo da conquista da Alemanha na Copa do Mundo de futebol de 1954, também sobre os húngaros.

Assim como há 60 anos, a decisão entre Alemanha e Hungria ocorreu em território suíço. Como em 1954, os húngaros eram favoritos, pois, na primeira fase, a equipe de enólogos alemã tinha terminado apenas em segundo lugar em seu grupo (atrás da Itália) e, nas semifinais, precisou da decisão por pênaltis para bater a Eslovênia (campeã da primeira edição do torneio, em 2012). Ao todo, a competição teve seis equipes (Suíça e Áustria completaram a formação).

Vale lembrar que, na Copa do Mundo de 1954, os húngaros haviam vencido a Alemanha por acachapantes 8 a 3 na primeira fase e, na final, abriram 2 a 0 antes de permitirem a virada, no jogo que ficou conhecido como "Milagre de Berna". Desta vez, a Hungria também começou na frente, abriu 1 a 0, mas os alemães, novamente se recuperaram. 

Jürgen Fladung faz defesa

Goleiro alemã, Jürgen Fladung, fez defesa crucial

O herói do time alemão no jogo de 60 anos atrás foi Helmut Rahn que, há poucos minutos do fim, acertou um belo chute para definir o placar. Entre os enólogos, a partida foi ainda mais tensa e o gol do título só veio nos acréscimos com o enólogo Fabian Schmidt, da Weingut Bercher-Schmidt, depois de receber um passe de Pascal Sohns, da Weingut Sohns. Para tornar a conquista ainda mais emocionante, o goleiro, Jürgen Fladung, defendeu um pênalti a poucos instantes do término da partida.

A Alemanha levou a competição extremamente a sério, tanto que contratou um treinador profisisonal, Erich Rutemöller, que já dirigiu o time de Colônia no campeonato alemão. Ele está à frente do time, conhecido como Weinelf, desde 2012. Os enólogos alemães treinam quase que semanalmente e possuem um campo de treinamento onde se reúnem anualmente para entrar em forma.

Coincidentemente, a próxima edição prevista do "European Winemakers' Soccer Tournament" será na Alemanha, em 2016. O presidente do time, Robert Lönarz, se disse estar extremamente satisfeito após o resultado final: "Dois anos de preparação intensiva com nosso treinador Erich Rutemöller e um time dedicado nos trouxeram sucesso. Estamos felizes e agora vamos ser os anfitriões em 2016, jogaremos como campeões em nosso próprio país. Temos uma equipe maravilhosa! Esta é uma grande experiência para o futebol e para o vinho!"

Para 2016, espera-se que mais times se juntem ao torneio. Enólogos franceses e espanhóis já foram convidados.

palavras chave

Notícias relacionadas