Revista ADEGA
Busca

Vinho - 16.Dez - Aquecimento global

Alterações climáticas mostram impactos sobre as uvas


Dezenas de doutores da Faculdade de Enologia de Bordeaux se uniram ao Greenpeace para trabalhar em torno das conseqüências da mudança climática sobre as vinhas.

A maturação precoce das uvas, causada principalmente pelo aquecimento global, está se tornando cada vez mais visível. Além disso, há o aumento substancial do grau alcoólico, que depende dos níveis de açúcar presentes na uva, afetados diretamente pelo calor.

Outra conseqüência dessa alteração ambiental foi o comportamento do clima nas estações do ano. Atualmente o que se tem visto são as crescentes tempestades e geadas devastadoras durante a primavera. O calor demasiado também pode ser crucial para a introdução de novas pestes, desconhecidas, que afetam o desenvolvimento das videiras.

O clima está impossibilitando o cultivo de algumas variedades, como a Merlot
Este último pode se tornar o grande prejuízo do aquecimento global, já que tratamentos químicos que impedem a proliferação de pestes estão sendo mal vistos tanto pelos vinicultores quanto pelos consumidores, o que impossibilita a prática da prevenção.

Segundo alguns estudos, os vinhedos franceses mais afetados por estas modificações são os localizados no sul do país e na região de Borgonha. Mas o que fazer para impedir tamanho desastre? A primeira ação seria modificar o calendário vinícola, principalmente o das colheitas. Em seguida o mais correto é adaptar as plantações para locais onde há menos calor e insolação.

Tais alterações na estrutura das uvas já começaram a influenciar o sabor do vinho, e muitos consumidores estão rejeitando o novo. Agora, mudanças tanto culturais como de cultivo devem ser feitas para que a competitividade e o nível do mercado sejam mantidos.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+ Produtores brasileiros comemoram aumento das vendas em 2009

+ Vinho ruim pode economizar energia, diz estudo

+ Portugal lança canal online dedicado ao vinho

+ O Melhor Vinho do dia: preocupação ecológica!
+ Hong Kong desbanca Londres como segundo maior em leilões

Redação
Publicado em 16/12/2009, às 15h37 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias