Vinho - 28.Set - Novo produtor

Angola pode se tornar produtora de vinhos

por Redação

Vinhos brancos devem ser a aposta dos angolanos
Mário Louro, enólogo português, afirmou durante uma sessão de provas de vinho em Portugal que é possível que Angola se torne produtora de vinhos a partir de 2014, para suprir o mercado interno e gerar mais empregos.

Atualmente no país há iniciativas púlico-privadas para o desenvolvimento de locais para o plantio, além de um forte interesse de Portugal nesse ramo. Alguns estudos irão ser iniciados em breve, a fim de verificar o índice de acidez dos solos angolanos e as temperaturas médias da região.

Segundo Louro, algumas províncias do sul e centro da Angola apresentam grande potencial de produção, principalmente a região de Huambo, que mostra ter características de clima e solo compatíveis para o cultivo de uvas.

O enólogo ainda comentou que é favorável a idéia de o país começar sua produção em vinhos brancos, tanto pelo clima que apresenta (com temperaturas médias elevadas) quanto pela falta do produto em alguns mercados, já que a maioria dos produtores prioriza a fabricação de vinhos tintos.

"Por serem mais suaves, doces e com baixo teor alcoólico, os vinhos brancos são adequados para iniciantes no consumo de vinho e são muito bons para acompanhar comidas africanas", explicou.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do dia: Aos meninos brasileiros no Mundial do Egito!

+ Vinícola de La Rioja lança "Vinho do fundo do Mar"

+ Toledo terá safra menor, mas de maior qualidade

+ Indústria australiana tenta combater problemas climáticos

+ Safra 2009 em Borgonha será ótima, mas não como a de 2005

palavras chave

Notícias relacionadas