• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Clima

    Geada e granizo ameaçam safras de vinho nos EUA e França

    Produtores relatam perdas de até 90% em vinhedos dos Estados Unidos e da França em 2026

    Vinha congelada ao amanhecer
    Ilustração

    por Redação

    Geadas severas e tempestades de granizo já causaram prejuízos expressivos em vinhedos dos Estados Unidos e da França, aumentando a preocupação com a safra mundial de vinho de 2026. Em algumas regiões, produtores estimam perdas de até 90% dos brotos principais, o que pode reduzir significativamente a quantidade de uvas colhidas ao longo do ano.

    Os danos mais graves registrados até agora ocorreram na costa leste norte-americana. Um inverno mais quente do que o normal antecipou a brotação das videiras, deixando os tecidos jovens mais expostos às ondas de frio que chegaram durante a primavera. Quando as temperaturas caíram abaixo de zero, os brotos, já fora do período de dormência, não resistiram.

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    A situação atingiu propriedades em estados como Virgínia, Carolina do Norte, Maryland, Pensilvânia, Ohio e Nova York. Um levantamento conduzido por pesquisadores da Universidade Cornell recebeu relatos de produtores de 13 estados. Em algumas áreas da Pensilvânia, de Ohio, da Virgínia e de Maryland, os danos aos brotos principais teriam chegado a patamares entre 80% e 90%.

    Perdas podem comprometer a safra de vinho de 2026

    LEIA TAMBÉM: Geada histórica ameaça safra de vinhos na Hungria

    Na Virgínia e na Carolina do Norte, as geadas de abril provocaram perdas consideradas catastróficas por parte dos produtores. Diante do cenário, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos autorizou linhas emergenciais de crédito para propriedades atingidas. Maryland também recebeu aprovação para acessar medidas de apoio.

    Em Nova York, há vinhedos que relatam perda total da produção prevista, além de prejuízos econômicos de milhões de dólares. O governo estadual solicitou o reconhecimento federal de desastre agrícola, medida necessária para permitir que os produtores tenham acesso a empréstimos com juros reduzidos.

    LEIA TAMBÉM: Grüner Veltliner é cultivada na Finlândia em clima extremo

    Na região de Finger Lakes, uma das mais conhecidas áreas produtoras de vinho do estado, as perdas variam conforme o vinhedo e a variedade cultivada. Algumas propriedades calculam redução de 15% a 30% na produtividade, enquanto outras registraram danos superiores a 70% em determinadas uvas híbridas e nativas.

    Variedades como Riesling, Chardonnay e Cabernet Franc reagiram de maneiras diferentes ao frio, mesmo em áreas próximas. Essa falta de uniformidade dificulta a previsão do volume que efetivamente chegará à colheita.

    LEIA TAMBÉM: Bactérias da Antártida podem proteger vinhedos da geada

    Mudanças climáticas ampliam riscos nos vinhedos

    A frequência crescente de episódios extremos leva produtores a questionarem se as geadas tardias passarão a fazer parte da rotina das regiões vitivinícolas. Invernos mais amenos antecipam o ciclo das plantas, enquanto quedas repentinas de temperatura aumentam a vulnerabilidade das videiras.

    LEIA TAMBÉM: Os vinhos da Áustria

    Algumas propriedades já planejam instalar máquinas de vento, que movimentam o ar nos vinhedos e ajudam a reduzir os efeitos do frio. Mesmo assim, a safra de 2026 ainda enfrentará meses de risco, com possibilidade de novas tempestades de granizo, seca, calor excessivo, incêndios e fumaça antes do início da colheita.

    Os prejuízos registrados nos Estados Unidos e na França indicam que a produção global pode voltar a cair em 2026, após uma recuperação temporária no ano anterior. A dimensão real das perdas, porém, dependerá das condições climáticas até o fim do ciclo das uvas.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    GranizoMudanças climáticasProdução de vinhovinhos da Françasafra de vinho 2026geada nos vinhedosvinhedos dos Estados Unidos

    Notícias relacionadas

    Colheita de uvas na vinícola

    Rioja encerra vindima histórica com 333 milhões de quilos de uvas

    Os segredos da clarificação do vinho explicados

    Vegetarianos devem evitar certos vinhos? Descubra por quê

    Brinde de Champagne e Bordeaux

    Champagne avança enquanto Bordeaux perde € 122 milhões no exterior

    Degustação em Adega Rústica de Vinhos

    Itália reforça aposta no enoturismo para valorizar seus vinhos

    Colheita Dourada entre Vinhedos e Aldeia

    Borgonha perde 30% da safra, mas tenta segurar os preços

    Colheita Dourada no Vinhedo Francês

    Bordeaux colhe mais vinho em 2026 mesmo com menos vinhedos

    Adega Rústica com Taça de Vinho Tinto

    Vinícola mais antiga da Califórnia pede proteção contra falência

    Negócios e Vinhos na Vinícola Moderna

    Boisset compra vinícola histórica de Napa e avança na Califórnia

    Banho romano virou fábrica de vinho e azeite na Turquia

    Banho romano virou fábrica de vinho e azeite na Turquia

    vinhos da alemanha

    Alemanha vira a pirâmide do vinho e coloca a origem no topo

    11 imperiais de Bordeaux

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Rioja encerra vindima histórica com 333 milhões de quilos de uvas
    1

    Rioja encerra vindima histórica com 333 milhões de quilos de uvas

    Borgonha perde 30% da safra, mas tenta segurar os preços
    2

    Borgonha perde 30% da safra, mas tenta segurar os preços

    Müller\u002DThurgau: a uva que nasceu de um experimento na Alemanha
    3

    Müller-Thurgau: a uva que nasceu de um experimento na Alemanha

    Ancellotta: a uva italiana que encontrou espaço no Brasil
    4

    Ancellotta: a uva italiana que encontrou espaço no Brasil

    Mozzarella de búfala e Pinot Gris: delicadeza em equilíbrio
    5

    Mozzarella de búfala e Pinot Gris: delicadeza em equilíbrio

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group