Harmonização

Sugestões de harmonização para vinhos feitos com a uva Syrah

Carnes e chocolate são boas opções de combinação com vinhos Syrah

por Arnaldo Grizzo

A Syrah, ou Shiraz, é uma variedade cuja origem é cercada de lendas. São inúmeras, que vão desde cavaleiros cruzados até reis da Sicília, passando por São Patrício e viticultores da Albânia... No entanto, a Syrah é um cruzamento natural entre a Mondeuse Blanche, uma uva branca, e a Dureza, tinta. A Mondeuse é natural da região de Savóia, próxima ao Rhône. A Dureza, natural de Ardèche, logo a oeste do rio Rhône. Segundo os ampelógrafos, o nascimento da Syrah deve ter sido provavelmente em Isère por volta do século XII. Devido a sua origem, a Syrah até hoje é lembrada principalmente pelos vinhos do Rhône, principalmente pelos clássicos de Côte Rotie e

[Colocar Alt]

Hermitage. No entanto, a produção dessa uva não se restringiu à França, expandindo-se pelo mundo todo, principalmente pela Austrália, onde se tornou uma febre nos anos 1990. Mas hoje temos grandes exemplares em diversas partes do planeta, inclusive no Brasil, onde ganhou notoriedade ajudando os vinhos do Sudeste a se desenvolverem. Para pensar em harmonizações com a variedade, convidamos o sommelier Tiago Locatelli, que trabalhou por mais de 15 anos no restaurante Varanda Grill, em São Paulo, e agora atua na importadora Decanter. Antes de começar suas sugestões, ele lembrou bem que a Syrah apresenta características diferentes dependendo do clima e terroir, mas sabendo que os vinhos feitos a partir de Syrah normalmente apresentam bom corpo, são potentes e saborosos, e revelam notas características que variam entre frutas negras (como mirtilos e amoras), violetas e azeitonas pretas, além de especiarias picantes.

Leia mais:

O que significa a sigla GSM?

Os segredos do célebre vinho Hermitage

Shiraz e Syrah: os sabores da uva de duas grafias

CARNES DE CAÇA

[Colocar Alt]

Uma primeira ideia para harmonizar com Syrah seria as carnes de caça. Uma bela costela de javali pode combinar bem com um vinho mais encorpado, porém elegante. Outra opção seria uma lebre, que faria um par clássico e sofisticado com Hermitage. Outras carnes de caça, com seus toques mais especiados, também fariam bonito ao lado de exemplares franceses mais elegantes, que tornariam essa combinação bastante interessante.

MASSA COM RAGU ESPECIADO

[Colocar Alt]

O lado de especiarias tão comum da Syrah obviamente pode e deve ser explorado nas harmonizações. Uma opção interessante, por exemplo, pode ser um pappardelle com ragu de carne temperada com alguma especiaria marcante, como zimbro, por exemplo, ou noz moscada. Vale apostar em um exemplar que prime por notas especiadas, talvez um brasileiro.

HAMBÚRGUER

Aqui, uma combinação mais harmônica provavelmente viria com um Syrah não tão estruturado, mas sim potente e encorpado, com um leve fundo de fruta adocicada, ou seja, um vinho de clima mais quente. O tempero da carne e os acompanhamentos de estilo agridoce fariam um excelente par com o Syrah.

CHOCOLATE MEIO AMARGO

[Colocar Alt]

Se estivermos ao lado de um exemplar de clima quente, com fundo mais adocicado, uma opção arriscada e, ao mesmo tempo, divertida, é tentar harmonizar o Syrah com sobremesas à base de chocolate meio amargo. Você poderá se surpreender.

Veja também:

Dicas de harmonização para os vinhos GSM

+ Dicas para diferentes tipos de harmonização

Syrah: uma das uvas mais célebres do mundo

palavras chave

Notícias relacionadas