Revista ADEGA
Busca

Asti no saibro de Roma

Asti DOCG é o parceiro oficial do ATP Masters 1000 de Roma

O consórcio Asti DOCG é parceiro global do ATP Tour e durante a etapa de Roma os produtos poderão ser encontrados dentro e fora do Foro Itálico


Os vinhos que celebrarão as conquistas dos tenistas em quadra são o Asti DOCG e o Moscato d'Asti DOC
Os vinhos que celebrarão as conquistas dos tenistas em quadra são o Asti DOCG e o Moscato d'Asti DOC

Assim como o Champagne tem seu lugar de destaque no podium das corridas de Fórmula 1, o espumante Asti DOCG assegurou pelo segundo ano, sua presença no circuito internacional de tênis, como patrocinador do ATP Masters 1000 BNL da Itália, que acontece em Roma até o próximo dia 15 de maio.

O consórcio Asti DOCG é parceiro global do ATP Tour e durante a etapa de Roma os produtos poderão ser encontrados dentro e fora do Foro Itálico, local de realização do torneio, que volta - nesta 79ª edição, a receber o público depois das restrições da Pandemia.

Grandes tenistas, como o número 1 do mundo Novak Djokovic e o atual campeão, Rafael Nadal, estarão na disputa.

Os vinhos que celebrarão as conquistas dos tenistas em quadra são o Asti DOCG e o Moscato d'Asti DOC, vindos da região do Piemonte, nordeste da Itália, mais especificamente da cidade de Asti. Essa paisagem é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco e abriga os vinhedos da uva Moscato Branco, principal variedade com a qual são feitos os vinhos.

Geralmente espumantes, a região é reconhecida, também pelo método de produção que ficou conhecido como 'Método Asti', que significa que são espumantes de fermentação única em tanques, com teor alcoólico reduzido e dulçor marcante.

Os grandes Moscatos de Asti fazem parte dos vinhos clássicos da bota. São muito aromáticos, com toques de mel, damasco, floral e até certa mineralidade, possuem frescor e sabor doce e delicado. Veja aqui um desses exemplares, degustado por nosso editor de vinhos Eduardo Milan, que deu 91 pontos para o Felice Moscato d'Asti 2019.

Asti DOCG é o parceiro oficial do ATP Masters 1000 de Roma

Felice Moscato d'Asti 2019 - AD 91 pontos - Marchesi Incisa della Rocchetta, Piemonte, Itália

Você sabia?

Rafael Nadal é quem mais ganhou em Roma (10 vezes) e foi quem ganhou em 2021 sobre Novak Djokovic. Essa vitória do ano passado também assegurou que Nadal fosse o tenista mais velho a conquistar esse torneio, quando tinha 34 anos.

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 09/05/2022, às 15h15


Mais Mundovino