Revista ADEGA
Busca

25.mar - Azeite extra virgem pode prevenir câncer

Azeite extra virgem pode prevenir câncer de mama


De produto indispensável tanto em pratos quentes quanto em saladas, a um forte aliado na prevenção de uma das doenças que mais geram temor nas mulheres. Além dos benefícios já comprovados ao coração, agora a espanhola Universidade de Granada observou em testes que os componentes do azeite extra virgem inibem a ação do gene HER2, o disparador da forma mais perigosa do câncer de mama.

O químico Antonio Segura-Carretero, um dos responsáveis pelos estudos, explica que "moléculas que fazem parte do grupo de polifenóis presentes no azeite, degradaram a proteína responsável por acionar os comandos desse gene". Fernando Moreno, professor da Universidade de São Paulo, simplifica a ação dos polifenóis. "Implacáveis, eles aniquilam o excedente das proteínas associadas ao HER2, restabelecendo o equilíbrio".

Ainda não se sabe ao certo quais seriam as medidas ideais por dia do consumo de azeite para se obter o máximo proveito. Todavia, como excelentes antioxidantes, os polifenóis são comprovadamente "barradores" dos radicais livres, o que já gera um grande benefício à saúde. Para esses resultados positivos, somente o azeite extra virgem deve ser utilizado na culinária.

Fonte: Revista Saúde!

Redação
Publicado em 25/03/2009, às 12h33 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias