Vinho - 30.Jun - Entrando para a história

Bordeaux 2009 atinge preços recordes


O Château Cheval Blanc aumentou o preço de seus vinhos em 50%
Há dois meses, o prestigiado enólogo americano Robert Parker disse que os vinhos Bordeaux 2009 foram os melhores que já havia provado em 30 anos e considerou que essa safra "iria fazer história".

O crítico estava certo. Nas últimas semanas, os châteaus Cheval Blanc e Iquem, além de outras vinícolas icônicas de Bordeaux, decidiram aumentar os preços de seus vinhos de 50 a 100%, devido à qualidade superior da colheita do ano passado, principalmente em relação à excepcional safra de 2005.

Mesmo em meio a uma crise econômica que já levou compradores da Inglaterra a refletir melhor sobre o seu consumo, os preços dos vinhos Bordeaux estão chegando a valores nunca vistos antes. O Château Cheval Blanc decidiu na semana passada vender seus vinhos para distribuidores por 600 euros, dobro do valor do ano de 2005, ano em que, acreditava-se, os Bordeaux tivessem atingido o seu auge.

"Nós nunca imaginaríamos isso há quatro ou cinco meses atrás", disse o gerente geral do château, Pierre Lurton. A Iquem também aumentou o preço de seus produtos. A vinícola está comercializando seus vinhos para a distribuição por cerca de 550 euros a garrafa.

"Com os impostos somados à margem dos revendedores e dos distribuidores, as garrafas para entrega em 2011 estarão sendo vendidas por cerca de mil euros", disse Jean-Yves Mau, responsável pela compra de grandes vinhos na casa de comércio francesa Mau Yvon, uma das maiores do mundo.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Asprovinho é a segunda associação brasileira a receber Indicação de Procedência

+ Vitivinicultura sustentável é premiada na Califórnia

+Construção de estrada causa polêmica na Alemanha

+ Mexicanos e brasileiros aumentam venda de vinhos em Mendoza

+ Arqueólogos encontram vasos de vinho do século II na França

+Região francesa de Rasteau é promovida a AOC

Da redação

Publicado em 30 de Junho de 2010 às 05:34


Notícias