Após um século, Bvlgari continua na lista das mais desejadas do mundo
por Thalita Fleury
![]() |
Belezas como as de Angelina Jolie, Nicole Kidman, Kate Hudson, Demi Moore, Charlize Theron são cultuadas mundo afora. Exemplos como estes, de perfeição de formas, são considerados eternos. Porém, é certo que o encanto destas mulheres um dia irá se esvair e restará apenas uma imagem. mas, destes retratos, permanecerá ainda outra coisa. Seus adornos. E, a vislumbrar a beleza etérea, está a Bvlgari.
![]() |
Kate hudson, beleza com adornos Bvlgari |
Sotirio Bulgari, descendente de família grega, ainda era um artesão que trabalhava com esculturas em prata e ferro quando decidiu abandonar a pequena vila de Epirus e tentar a sorte na itália. Foi aí que, em 1884, abriu sua primeira loja, na via Sistina, Roma. As mudanças não tardaram: Bulgari deixou as esculturas e entrou para o universo das pulseiras, cinturões e pequenas jóia
Suas peças foram tão aceitas pelos italianos que ele não demorou a se tornar um reconhecido ourives. A loja crescia e se modificava, tornando-se um local em que as pessoas podiam encontrar presentes elegantes e talheres cinzelados. Sua fama era tanta que uma de suas primeiras clientes célebres foi a filha de Benito mussolini.
A via Condotti sediou o segundo espaço de vendas Bvlgari (com a grafia do "u"em grego), aberto em 1905, graças à ajuda dos filhos Constantino e giorgio. Após mais de um século, essa continua sendo a principal loja no mundo. os dois irmãos tiveram papel importantíssimo para o desenvolvimento da marca, devido ao forte interesse que tinham por pedras preciosas e jóias.
![]() |
Nas primeiras décadas do século XX, a Bvlgari estava entre as mais desejadas grifes internacionais. um marco que contribuiu significativamente para isso foi a mais famosa criação de Constantino - um par de brincos de diamantes, safiras, rubis e esmeraldas em estilo Art deco. Eles foram expostos na internacional de Artes e Joalheria de Paris, em 1925. A peça que se tornou símbolo da grife, porém, só foi lançada durante os anos 40: o inconfundível relógio de serpente, feito com elos de ouro e diamantes. Neste momento, as jóias já eram o maior destaque das vitrines e podiam ser vistas adornando os membros das mais nobres famílias européias.
Este período marcou a história da marca porque representou uma libertação quanto aos padrões franceses de feitura de jóias que era seguido até então. Com isso, a Bvlgari passou a criar um estilo próprio, inspirado no classicismo grego e romano e com um toque de renascença italiana.
Novos rumos
Durante a década de 70, a Bvlgari deixou de ser um privilégio apenas da elite italiana para estar presente também em nova york, Paris, genebra e monte Carlo. Nesta época, foi lançado o modelo Tubogas, uma atualização do já consagrado relógio de serpente, que ganhou um bracelete flexível com elástico de ouro feito de maneira completamente artesanal.
![]() |
Mas esses não foram os únicos fatos importantes da década. Em 1977, o estilo Bvlgari passou a ser utilizado na criação da primeira coleção de relógios da grife. no mesmo ano, foi lançado um clássico nesse segmento: o Bvlgari Bvlgari, que possui o logo gravado na catraca externa em baixo relevo. Em seguida, com novos materiais como titânio e alumínio, modelos cada vez mais diversificados apresentaram gravação do nome da marca. Todos fabricados na Bvlgari instalada em Neuchâtel, Suíça, onde grandes relojoeiros da época, como Daniel Roth e G érald Genta, foram colocados para trabalhar.
A partir dos anos 80, a expansão internacional continuou sob o comando dos netos do fundador, Paolo e nicola Bulgari. houve ainda variação de produtos, já que a partir do início da década de 90, além de ampliar a linha de relógios, também foi lançada a primeira fragrância, a Bvlgari Eau Perfumée, à base de chá-verde; além de diversos acessórios como gravatas, canetas, bolsas etc. hoje (e para sempre), qualquer peça Bvlgari, indubitavelmente, é um símbolo de beleza.