Cabernet Sauvignon se torna a uva mais popular do mundo

Estudos mostram que Cabernet Sauvignon atingiu o topo entre as variedades de uva mais plantadas no mundo

por Redação

Cabernet Sauvignon

Há 300 mil hectares de Cabernet Sauvignon no mundo

Estudos recentes da Universidade de Adelaide, na Austrália, mostram que a Cabernet Sauvignon vem substituindo a espanhola Airen como a uva mais plantada no mundo. De acordo com as pesquisas, a Cabernet Sauvignon fechou o ano de 2010 com 300 mil hectares cultivados no mundo, três vezes mais do que os 100 mil calculados há duas décadas.

O relatório australiano analisa as plantações de 44 países responsáveis por 99% da produção mundial de vinho. A partir desses dados pode-se notar a crescente popularidade de variedades francesas nativas, que têm se beneficiado de uma adoção mais ampla nos países do Novo Mundo, que somavam 36% da área vitivinícola mundial em 2010, contra 26% em 2000.

Nesse tempo, a Merlot se juntou a Cabernet Sauvignon no topo do cultivo, ficando em segundo lugar, ultrapassando Garnacha Tinta, que agora ocupa o sétimo lugar, e deixando Airen em terceiro. Outras castas que perderam terreno nas últimas duas décadas são Trebbiano Toscano, Mazuelo e Rkatsiteli, que tiveram muitas vinhas arrancadas ou substituídas na década de 1990.

Veja também:

Cabernet Sauvignon é a casta mais popular do mundo

+ Os melhores rótulos de Cabernet Sauvignon

Este estudo serve como um aviso sobre a diminuição da diversidade de castas na cena do vinho no mundo. “Igualmente preocupante é que a diversidade de uvas está se estreitando para algumas variedades ‘internacionais’”, afirmaram os pesquisadores.

Veja a lista das top 10 mais plantadas no mundo:

1. Cabernet Sauvignon

2. Merlot

3. Airen

4. Tempranillo

5. Chardonnay

6. Syrah

7. Garnacha Tinta

8. Sauvignon Blanc

9. Trebbiano Toscano

10. Pinot Noir

Leia mais sobre a uva Cabernet Sauvignon!

palavras chave

Notícias relacionadas