Cartas


PROMOÇÃO ASSINANTES

ADEGA vai sortear, mensalmente até dezembro de 2009, uma garrafa do Casillero del Diablo Reserva Privada 2007 Cabernet Sauvignon/Syrah entre seus assinantes. O primeiro contemplado foi Renato Marini Ferreira.

Para participar dos sorteios, basta ser assinante de ADEGA. Se você ainda não é, acesse o site RevistaADEGA.com.br e faça já sua assinatura. A avaliação do Casillero Reserva Privada você confere na seção CAVE deste mês e no site OMelhorVinho.com.br.

COMPRA DE AZEITES

Com relação a matéria desta revista e que trata sobre algumas características a serem observadas quando da aquisição do azeite (edição 43), parabenizo esse veículo pelos esclarecimentos e oportunidade do assunto.

Entretanto, essa matéria, ao contemplar informações somente sobre o azeite engarrafado, deixa lacunas e dúvidas no que se refere ao azeite extravirgem em lata, já que os elementos levantados são impossíveis de serem avaliados dentro dos parâmetros estabelecidos. Assim sendo, gostaria de saber quais os critérios adotados para a avaliação desse produto comumente disponibilizado em bares e restaurantes.

José Maria Nosso colunista, João Calderón responde: "Não tem problema ter azeite extravirgem em lata, pois também fica ao abrigo da luz. No entanto, não conseguimos ver se existe algum sedimento, por isso é preferível que seja uma lata com rosca, para não ter de furála,o que facilitaria a oxidação.

Mas, de resto, não tem problema ser em lata, não será melhor nem pior que os em vidro. No entanto, em geral, azeites em restaurantes estão sujeitos à oxidação, pois, ou são latas furadas, como já disse, ou muitas vezes ficam abertas sem tampa."

OMELHORVINHO.COM.BR

Parabéns pelo site e pela simplicidade dele. Só um pequeno comentário para ajudar. Ao pedir "Grécia", o site também apresentou, ao lado dos vinhos gregos, o "Greco di Tufo", italiano. Luiz M. Malzone Luiz, realmente, se você colocar apenas "Grécia" no campo de busca, o sistema trará diversos vinhos em que essa palavra aparece na descrição do avaliador, citando a origem da uva "greco di tufo".

Isso acontece pois nosso sistema é de buscas abertas. Para aparecer somente vinhos da Grécia, é necessário refinar a pesquisa em "Busca Avançada" e selecionar o país.

ERRATA

Creio haver uma informação incorreta na matéria sobre vinhos da região do Loire (edição 45). Na página 28, é mencionado que Thierry Germain não possui distribuidores no Brasil. Na verdade, a importadora Cellar distribui os vinhos deste produtor. Espero ter ajudado. Victor Bastos

Da redação

Publicado em 10 de Agosto de 2009 às 05:56


Cartas

Artigo publicado nesta revista