Conheça Otronia Block III & VI Chardonnay 2019 AD 95 pts | DES 96 pts | JS 95 pts
por ADEGA Online
No distante ano de 1520 a missão do navegador português Fernão de Magalhães, a serviço da coroa espanhola, chegava aos mares antárticos da Argentina. Ao se aproximarem da costa, a tripulação avistou alguns nativos e se impressionaram com o tamanho dos seus pés (na verdade usavam sapatos feitos de couro de Guanaco, um parente da lhama) e, segundo a lenda, gritaram “patagones”. Assim, segundo conversa de marinheiro, surgiu o nome da província da Patagônia. Mística e exótica, a região é considerada uma das mais belas e intocadas paisagens do mundo.
Neste terroir, as vinhas desfrutam de longas horas de sol que emana de um céu azul sempre brilhante. Ao anoitecer a temperatura cai drasticamente e garante a amplitude térmica e o descanso das videiras. Pela manhã, a neblina aos poucos se esvai e o sol volta a imperar sozinho no céu, e o ciclo recomeça.
Este clima alinhado ao solo rico em minerais se tornou um habitat perfeito para variedades de ciclo curto como a uva branca Chardonnay. A Patagônia, bela e selvagem, é uma joia na coroa da viticultura argentina.
Elaborado com uvas cultivadas em Chubut, na Patagônia Extrema, o Otronia Block III & VI Chardonnay 2019, não passa por fermentação malolática, e estagia por 16 meses em foudres de carvalho francês.
A safra de 2019 se apresenta ainda mais tensa e vibrante que a de 2018, com uma acidez elétrica e textura cremosa ditando as regras. A degustação revela aromas de frutas brancas e cítricas frescas, acompanhadas de notas florais e de ervas. Austero e vertical, não faz nenhuma concessão à madurez ou ao dulçor. Tem final afiado e profundo, repleto de limão tahiti, além de toques salinos e de umami.
Diferente e extremo, assim como o lugar de onde vem. Este excepcional Chardonnay recebeu AD 95 pts pela Revista ADEGA.
+lidas
Empresa britânica está contratando degustador de vinhos para três dias de vinhos em Portugal
Japão intensifica produção doméstica de vinhos
Consumo de vinho diminui chances de ter pedra no rim
O que é a pinça enorme usada para abrir Vinhos do Porto?
Fermentação malolática, o que é e para que serve