por Redação
![]() |
| A uva Chardonnay é uma das mais difundidas mundo afora |
Há dois anos, a revista norte-americana especializada em vinhos Wine & Spirits que apontava que neste ano a variedade de uva Chardonnayrepresentava mais de 80% do vinho consumido nos restaurantes nos Estados Unidos, e afirmava que os amantes desse tipo de vinho estavam dispostos a pagar mais de 58 dólares por garrafa.
Esta tendência tem aumentado nos últimos anos e atualmente a uva Chardonnay estabeleceu-se como uma variedade de uva "estrela" para os consumidores norte-americanos de vinho.
De origem francesa, é uma das variedades mais difundidas ao redor do mundo. No entanto, é provável que a produção de uva Chardonnay nos Estados Unidos diminua nos próximos anos, entre outros motivos, pela idade das vinhas que se tornam cada vez menos produtivas.
Portanto, espera-se que a procura por esses vinhos nos Estados Unidos exceda a oferta, e esta diferença poderá representar uma oportunidade para outros produtores da uva, hoje fora do mercado norte-americano se estabeleçam naquele país.
+lidas

Concurso inédito coloca o suco de uva brasileiro no centro da enologia

Pisco: a história, as uvas e a disputa entre Chile e Peru

O papel do solo, do clima e do homem na identidade do vinho

Vinicultores de Bordeaux alegram-se com safra de menor qualidade

Os melhores Malbecs já degustados pela ADEGA