Centenário

Château Mouton Rothschild revela arte do rótulo da safra 2022

Artista francês prestou homenagem ao Barão Philippe de Rothschild em pintura

Julien de Beaumarchais de Rothschild (esq.) e o artista Gérard Garouste (dir.) na revelação da arte do rótulo do Mouton Rothschild 2022 - Reprodução | Instagram @chateaumoutonrothschild_
Julien de Beaumarchais de Rothschild (esq.) e o artista Gérard Garouste (dir.) na revelação da arte do rótulo do Mouton Rothschild 2022 - Reprodução | Instagram @chateaumoutonrothschild_

por Redação

Está revelado o rótulo do Mouton Rothschild 2022: trata-se de uma obra do artista francês Gérard Garouste, em homenagem aos 100 anos da chegada do barão Philippe de Rothschild ao Château. É composta por três figuras principais: a parede frontal da vinícola, um carneiro e um retrato do barão. O anúncio foi realizado no domingo (1.dez.2024).

No descritivo oficial, a vinícola afirma que o rótulo celebra um momento fundamental da própria história, por meio dos traços “fantasmagóricos” do pintor, funcionando como uma “espécie de bandeira heráldica”. O texto também explica que o carneiro era o emblema mais conhecido do barão Philippe, que chegou ao local em 1922.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Segundo o artista, a inspiração veio de conversas com Julien de Beaumarchais de Rothschild, neto do homenageado e atual co-proprietário do Château, responsável por conduzir as atividades culturais e artísticas da vinícola. Durante os encontros, foram mostradas algumas fotografias do barão. A partir daí, ele elaborou feitos alguns esboços.

O resultado foi um guache, chamado Hommage au Baron Philippe. “A figura do homem realmente falou comigo, ficou claro que eu tinha um modelo. O barão era um homem de grande elegância, muito trabalhador e aparentava ser alguém muito seguro de si, mas com um lado travesso. Foi isso que eu tentei capturar no retrato”, comentou Gérard.

LEIA TAMBÉM: A história por trás da lista de Bordeaux

Para o neto do homenageado, a obra conta uma história que precisa ser decifrada. “Tudo começa com o encontro do Barão com a parede frontal. Desse encontro, surgiu um símbolo que expressa e transcende ambos: o carneiro – a dupla personificação do barão, cujo signo astrológico era áries, e do Mouton, refletindo o nome e a energia vital”.

Além das três figuras principais já mencionadas, na parte inferior central é retratada uma videira. De acordo com o artista, representa “todo o simbolismo de um vinho maravilhoso que foi trabalhado em vida”, ou seja, uma homenagem à história do barão e ao respectivo respeito pela bebida, além de uma “homenagem à natureza”.

LEIA TAMBÉM: Vinhedos da França alcançam classificação Premier Cru

A revelação do rótulo que será usado em cada safra – sempre criado por um artista plástico – é uma tradição do Château Mouton Rothschild, desde o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Anteriormente, para esse trabalho, já foram escolhidos nomes mundialmente famosos, como Andy Warhol, Pablo Picasso e Joan Miró.

Enquanto vinho de Bordeaux, o Château Mouton Rothschild 2022 é um blend, elaborado a partir de Cabernet Sauvignon (92%) e Merlot (8%). A colheita foi realizada de 1 a 26 de setembro daquele ano, marcado por ter sido muito ensolarado e seco. A vinícola afirma que o resultado foi uma “riqueza incrível”, com um “terroir nativo”.

  • Abaixo, os melhores vinhos de Baron Philippe de Rothschild recém-avaliados pela Revista ADEGA:

palavras chave

Notícias relacionadas