Masterclass sobre o Mercado de Vinhos no Brasil abordará as Mudanças Pós-Pandemia e Tendências para 2025
por Redação
O CEO da Ideal BI Consulting, Felipe Galtaroça, volta ao ProWine Forum com a aguardada palestra “Mercado de vinhos e espumantes no Brasil: histórico pré e pós-pandemia”. Com dados atualizados e insights estratégicos, Galtaroça explora as mudanças no setor, os impactos econômicos, o crescimento dos vinhos brancos e as projeções para 2025.
A masterclass acontecerá no dia 1º de outubro, durante a ProWine São Paulo, e promete trazer uma visão detalhada sobre as novas dinâmicas do mercado de vinhos no Brasil.
LEIA TAMBÉM: Conheça o canal da Revista ADEGA no YouTube
Segundo Galtaroça, o mercado de vinhos tem passado por mudanças constantes, e o cenário em outubro, durante a ProWine São Paulo 2024, certamente já será diferente. Ele destaca que sua apresentação trará uma análise detalhada do mercado de vinhos no Brasil, tanto de produtos nacionais quanto importados, com foco nos impactos das mudanças climáticas, crescimento de vinhos brancos em relação aos tintos, e as influências econômicas na expansão ou retração do setor.
“O mercado de vinhos no Brasil enfrenta desafios com a inflação, aumento das taxas de juros e a desaceleração no consumo pós-pandemia. Esses fatores interferem tanto nas decisões de investimento do varejo quanto nas dos importadores em manter ou não estoques elevados”, afirma o executivo.
LEIA TAMBÉM: Certificação global RVA reconhece vinhedos sustentáveis ao redor do mundo
A palestra também abordará o movimento de "sell out" no Brasil, revelando como o desempenho das vendas e as condições climáticas influenciam o momento ideal para o varejo reinvestir em estoques, destacando que, após o boom de consumo de vinhos durante a pandemia, o setor enfrentou um problema de excesso de estoque, levando a ajustes ainda em andamento.
O CEO também discutirá as tendências de consumo para 2024 e 2025, ressaltando a importância crescente dos vinhos brancos, que têm ganhado espaço em climas mais quentes, embora ainda haja resistência por parte dos consumidores de produtos de menor valor agregado.
LEIA TAMBÉM: Pernod Ricard vende portfólio de vinhos para Accolade
“Perdemos mercado para a cerveja, especialmente entre os consumidores de vinhos mais baratos. Ainda precisamos mudar a percepção do consumidor para adotar vinhos brancos como uma alternativa refrescante”, explica Galtaroça.
A masterclass “Mercado de vinhos e espumantes no Brasil: histórico pré e pós-pandemia” ocorrerá durante o ProWine Forum no dia 1º de outubro, das 15h às 16h. Será uma oportunidade para quem deseja entender as novas dinâmicas do mercado e se preparar para o futuro do setor.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho