Revista ADEGA
Busca

Châteaux de Bordeaux inspiram artista a criar série de desenhos

Coleção com 26 desenhos de Jonathan Warrender tem representações dos mais importantes produtores de Bordeaux


O artista escocês, Jonathan Warrender, inspirou-se em Bordeaux para criar uma coleção de 26 desenhos que retratam alguns dos mais famosos Châteaux da região, entre eles os cinco Premier Cru, como Margaux, Latour, Haut-Brion, Mouton Rotschild e Lafite. O trabalho durou dois anos e só terminou em agosto de 2012.

A ideia do projeto nasceu em uma visita feita por Warrender para pintar um quadro do Château Latour mais de 20 anos atrás. Com a ajuda de Fiona Morrison, do Le Pin, e Mark Walford , fundador da importadora Richards Walford, ele compilou uma lista de Châteaux que “formam uma coleção interessante e realmente mostram às pessoas de onde seus vinhos vêm", segundo suas próprias palavras.

Muitos dos Châteaux mais característicos da região, incluindo alguns de projetos arquitetônicos mais modernos estão retratados. "Alguns eram mais difíceis de fazer do que outros, mas ser capaz de completar essa tarefa foi o maior prazer, foi muito bom terminá-la", conta Warrender.

Embora muitas dessas propriedades tenham sido regularmente retratadas em dezenas de mídias ao longo dos séculos, Warrender lamenta que elas deem preferência para as representações fotográficas atualmente. "O vinho é como uma arte e tem uma tradição muito forte. É uma pena que eles estejam envolvidos tão diretamente com fotografia. Idealmente, este é um lugar extremamente artístico, em que três desenhistas, olhando do mesmo ponto de vista, poderiam trazer interpretações muito diferentes", conta o artista.

Os desenhos originais já foram vendidos a um colecionador de Hong Kong. No entanto, uma edição limitada de 30 impressões está disponível por 200 libras cada. Numeradas e assinadas pelo artista, as impressões têm formato 52 cm x 35 cm e foram feitas em papel resistente ao tempo. Para mais informações ou para comprar, clique aqui.

Abaixo, alguns dos desenhos de Warrender.

Pórtico do Mouton-Rothschild

Mouton

Fachada do Château Margaux

Margaux

As vinhas do Le Pin

Le Pin

Os vizinhos Pichon Longueville e Latour

Pichon Longueville

Os jardins do Château Leoville-Barton

Leoville Barton

As modernas construção do Château Cheval Blanc

Cheval Blanc

A fachada do Château Haut-Brion

Haut-Brion

As vinhas do Château Lafite

Lafite

As caves do Château Ausone

Ausone

Pátio do Château Cos d'Estournel

Cos d'Estournel

Redação
Publicado em 10/10/2013, às 09h16 - Atualizado em 03/12/2014, às 08h04


Mais Notícias