UOL - O melhor conteúdo
Parceria internacional

Gigantes do Chile e China fecham parceria para vinhos na Ásia

Acordo da Concha y Toro com a Wuliangye inclui colaboração em vendas e marketing na Ásia

Imagem Gigantes do Chile e China fecham parceria para vinhos na Ásia

por Redação

A Viña Concha y Toro, maior produtora de vinhos da América do Sul, e a Wuliangye, líder chinesa na produção de baijiu, anunciaram a assinatura de um memorando de entendimento para colaboração nos mercados asiáticos. O acordo, firmado durante a "Chile Week Chengdu 2024", estabelece uma relação cooperativa de longo prazo focada em canais de venda, promoção de mercado e construção de marca.

Patricio Poblete, diretor de comunicações da Viña Concha y Toro, destacou ao Drinks Business que a parceria representa não apenas uma colaboração entre líderes da indústria de bebidas, mas também uma fusão das culturas chilena e chinesa.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Como primeira iniciativa conjunta, as empresas lançaram uma edição limitada de 10.000 caixas-presente que combinam o Don Melchor 2021 com o Wuliangye Ziqidonglai, primeiro baijiu premium de baixo teor alcoólico da marca chinesa, desenvolvido para atender à crescente demanda por bebidas mais leves e modernas. Baijiu é uma bebida alcoólica originária da China, feita a partir de cereais como arroz e milhete. É um destilado transparente, que pode ter teor alcoólico de até 60%.

O design da caixa-presente incorpora as cores das bandeiras nacionais da China e do Chile, simbolizando a união entre as duas culturas. Para a Concha y Toro, esta "cooperação transfronteiriça" representa uma oportunidade de aproximação com os consumidores tradicionais de baijiu e diversificação dos cenários de consumo de vinho no mercado chinês.

LEIA TAMBÉM: China projeta ter o segundo maior museu de vinho do mundo

A parceria se insere na estratégia de internacionalização da Wuliangye, que desde 2007 vem expandindo sua presença global através de alianças com marcas internacionais, como o Guia Michelin. A colaboração entre as duas empresas promete criar novas oportunidades de mercado e sinergias culturais significativas no cenário asiático de bebidas premium.

palavras chave

Notícias relacionadas