Como o vinho pode ajudar na prevenção da gripe comum
por Redação

Pesquisadores descobriram que um ou dois copos de vinho por dia podem ajudar a combater o resfriado comum. Eles descobriram que uma quantidade moderada de vinho proporciona uma proteção contra cerca de 200 tipos de vírus que podem causar o resfriado.
A pesquisa publicada no Jornal de Epidemiologia analisou mais de quatro mil pessoas em universidades espanholas, que fizeram um diário sobre seus hábitos alimentares e o estilo de vida durante um ano. Segundo os resultados, pessoas que bebem até duas taças de vinho por dia têm 40% menos chance de pegar um resfriado.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Os cientistas explicam que o efeito pode ser causado pelos flavonoides presentes em alta quantidade na bebida, principalmente no vinho tinto, que ajudam o corpo a produzir anticorpos naturais. O estudo diz que alguns flavonoides ajudam especificamente contra vírus nasais. "Esta descoberta pode explicar a maior resistência à infecção viral entre os bebedores de vinho", acrescentou um dos pesquisadores.
No entanto, outros especialistas acham que a explicação pode ser que os bebedores de vinho ficam resfriados, mas não notam os sintomas, porque as substâncias presentes no vinho diminuem a resposta do corpo. Um desses ingredientes é o resveratrol, que diminui os processos inflamatórios no corpo.
Como resultado, o consumo de vinho pode amortecer a inflamação no nariz e nas vias respiratórias que ocorre quando o sistema imunológico está combatendo uma infecção por vírus da gripe.
+lidas

50 anos do Julgamento de Paris e seu legado no vinho

TBT garrafas inusitadas! Relembre as 10 garrafas mais inusitadas do mundo

Ciclista sobrevive três dias bebendo vinho após acidente

Estudo aponta efeito do resveratrol da uva contra bactéria da acne

Bodega Icono: o centro sustentável da Viña Errazuriz no Chile