Denominação atualizada

D.O. da margem Direita de Bordeaux passa a se chamar Blavia

A D.O. da margem direita de Bordeaux passa a se chamar "Blavia" e atualiza especificações

Imagem D.O. da margem Direita de Bordeaux passa a se chamar Blavia

por Redação

A Appellation d'Origine Contrôlée (AOC) Blaye anunciou uma série de modificações significativas em suas especificações de produção, começando pela mudança de nome para "Blavia", uma referência à denominação histórica da região. A alteração, aprovada pelo órgão regulador conforme informado pela Terroirs du Monde Education, marca um novo capítulo para esta tradicional região vinícola da margem direita de Bordeaux.

No que diz respeito à área geográfica, a denominação incorporou a comuna de Val-de-Livenne, formada pela fusão de Marcillac e Saint-Caprais-de-Blaye. Os vinhedos devem estar localizados em parcelas identificadas segundo critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Origem e Qualidade (INAO) até 30 de novembro de 2023, eliminando-se a antiga provisão para áreas de proximidade imediata.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Mudanças significativas foram introduzidas no regulamento das variedades de uva. A Cot N (Malbec) foi elevada de variedade acessória para principal, devendo agora compor, junto com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, pelo menos 85% do vinhedo - um aumento considerável em relação aos 50% anteriormente exigidos. As restrições sobre o uso de variedades acessórias, como Petit Verdot e Carménère, foram removidas.

As práticas viticulturais também sofreram atualizações importantes. O espaçamento máximo entre fileiras foi ampliado para 2 metros, contra 1,85 metro anterior, e a exigência de espaçamento entre videiras na mesma fileira foi eliminada. Cada planta deve ocupar uma área máxima de 1,67 metro quadrado. Novas regulamentações proíbem a capina química, o uso total de herbicidas nas parcelas e a cobertura plástica do solo, além de exigir o cálculo e registro do Índice de Frequência de Tratamento (IFT).

LEIA TAMBÉM: As melhores profissões do mundo do vinho

Na vinificação, destaca-se a proibição da chaptalização, anteriormente permitida até 15%. A data de liberação para consumo foi ajustada para 1º de abril do segundo ano após a colheita. O INAO fortaleceu as medidas de controle em vários níveis para garantir o cumprimento das novas especificações, que visam modernizar a denominação mantendo seu compromisso com a qualidade e a sustentabilidade.

palavras chave

Notícias relacionadas