por Fernando Roveri
Com o preço baixo do dólar, as vinícolas chilenas são obrigadas a baixar seus custos para compensar a queda nas margens de lucro. Quando já não restam novas fórmulas para aumentar a eficiência, a solução é aumentar o preço. Valores maiores levam a queda nas vendas dos mercados mais sensíveis a este variável.
Foi o que aconteceu nos dois mercados mais importantes para o vinho chileno de exportação: Estados Unidos e Alemanha. No caso dos Estados Unidos, as exportações de vinho chileno caíram entre janeiro e setembro em 10,2% em volume. No entanto, o Chile aumentou o número de exportações para o Brasil (36%), México (10%) e Japão (9%).+lidas
Qual o vinho certo para harmonizar com bacalhau?
Bacalhau: tinto ou branco?
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Tampa de rosca ou rolha? Descubra as diferenças e o que elas fazem pelos vinhos
Qual a relação entre o fundo da garrafa e a qualidade do vinho?