Todos felizes

Como escolher um vinho para presente de Natal?

Lista traz fatores que devem ser levados em consideração na hora da compra

por Christian Burgos

Um dos momentos de maior insegurança é escolher um vinho para uma pessoa especial - mais complicado ainda se ela aprecia a bebida e entende do assunto. Entretanto, no decorrer desses anos da ADEGA, tivemos a oportunidade de conviver com centenas de enófilos, presenteá-los, aconselhá-los e discutir seus presentes com eles. Isso acabou por gerar um modelo mental para escolher vinhos para presente que tranformamos em dicas para ajudar você a escolher o presente engarrafado ideal neste fim de ano.

Gosto pessoal do presenteado

Você reparou ou sabe (por seus encontros ou conversas) que a pessoa a ser presenteada tem uma predileção por um determinado tipo de vinho. Pode ser uma denominação de origem, um varietal (tipo de uva), uma vinícola, ou até mesmo um enólogo específico. Sendo assim, você pode:

  • Escolher um vinho que impacte por sua escala de importância na categoria - poderia ser pelo preço, safra especial, nota elevada de críticos etc
  • Ou por ser, ao mesmo tempo, bom e inusitado, como presentear um amante de Pinot Noir da Nova Zelândia com um Pinot Noir de uma região recentemente descoberta, como o Oregon, nos Estados Unidos, por exemplo.

Ao escrever o bilhete, cite o fato de o vinho ser de uma categoria de gosto do presenteado, sobretudo se seu objetivo for o segundo (proporcionar uma experiência diversa e curiosa sobre novas regiões). Mas, se seu objetivo for valorizar seu presenteado pelo preço do vinho, nunca faça menção a isso, obviamente.

Gosto gastronômico

Se você conhece o prato predileto de seu presenteado, ou aquele que ele melhor prepara na cozinha, pode escolher um vinho que harmonize perfeitamente com este prato específico. Para ter mais certeza, uma consulta em Melhor Vinho com o nome do prato pode ajudá-lo, assim como a conversa com um bom sommelier.

Cultura regional

O vinho, com seu conceito único de terroir, está intimamente ligado ao local onde suas uvas frutificaram. Nesse caso, as possibilidades são imensas, sendo a mais imediata a origem da família. Mas cuidado para não cair no óbvio de presentear com um vinho da região onde a pessoa vive. Nesse caso, opte por outro fator de escolha.
Além da descendência, você pode optar por dar um vinho de uma determinada região produtora por outros fatores. Se o presente é profissional, veja a origem da empresa onde o presenteado trabalha. Se for pessoal, você pode optar por presentear pela nacionalidade de um ídolo do presenteado. Que tal um vinho espanhol para um fã do tenista Rafael Nadal, ou da França se ele for fã de um ciclista vencedor do Tour de France? Outra forma interessante é presentear para lembrar de uma viagem inesquecível que presenteado fez.

Tema

Este padrão de escolha também é extremamente "personalizável". Alguns vinhos estão relacionados a certos temas quer por sua opção de nome e rótulo, por uma característica de seu produtor, ou até por homenagear alguém. Se o presenteado gosta de cinema, que tal um vinho da vinícola de Francis Ford Coppola? Que aliás, também serviria de presente a um fã de tubarões ou mergulho. Se o gosto for por golfe, que tal uma garrafa da vinícola de Greg Norman? Perceba que vários vinhos carregam associação à astronomia (ou até astrologia) como o Centauri da O'Fournier, por exemplo. Também há vinícolas de colecionadores de arte como The Hess Collection, ou vinhos com temas de música clássica como o Barolo Contrabbasso DOCG da Bava.

Safras

Este fator é mesmo uma festa, e uma das maiores das personalizações. Você pode escolher presentear com um bom vinho (pois mesmo sem ser um grande vinho, sempre agrada) de uma safra que seja relevante para aquela pessoa. O ano do nascimento dos filhos, do casamento, do ingresso na empresa, ou o ano em que venceu um torneio de golfe, uma eleição, se formou ou foi promovido etc são bons motivos. O potencial desse padrão de escolha só não é infinito, pois as safras vão ficando cada vez mais antigas, raras e caras. Mas, você sempre pode trabalhar com fatos relevantes e recentes da vida do presenteado.

E o preço?

É ótimo e mais fácil presentear alguém com um vinho muito caro. Será certamente um sinal do quanto você valoriza a pessoa, mas isso está longe de tocar o coração de quem você presenteia.  Lembre-se sempre da questão da relevância e pessoalidade na hora de escolher. Você verá que os diversos padrões de escolha se misturam e se potencializam em um mesmo vinho. Mas, acima de tudo, pesquise, divirta-se e surpreenda.

palavras chave

Notícias relacionadas