Limpos e lindos

Como limpar e conservar decanters de cristal livres de chumbo

Dicas para garantir uma degustação bonita e sem interferências de impurezas

por Maria Bolognese

decanter
Cuidados essenciais para conservar decanters de cristal livres de chumbo

Assim como as taças, os decanters de cristal livres de chumbo estão ganhando espaço no mundo dos vinhos. O cristal moderno, de alta qualidade, é muito superior ao antigo; e com alguns cuidados simples, tende a permanecer exuberante aos olhos por mais tempo. Para isso, porém, são precisos alguns cuidados.

Não deixe os resíduos secarem

Se você gosta de seu decanter limpo e translúcido, a primeira regra é nunca deixar resíduos de vinho secarem dentro dele. Quando não for possível limpá-lo imediatamente após o uso, lembre-se de enchê-lo com água até o momento em que puder dedicar-se à lavagem. Quando a lavagem for à mão, sempre utilize água sem excesso de minerais, o que é importante para manter o brilho e evitar manchas com resíduos.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Uma boa dica é despejar água quente no decanter e movimentá-lo em círculos, garantindo que o líquido percorra toda a superfície interna. Já para manchas de difícil remoção, é possível recorrer às contas de limpeza para vidro.

Polir é importante

Depois da lavagem, a transparência perfeita pode ser alcançada segurando o decanter acima de um recipiente com água quente, permitindo que o vapor envolva a peça. Após esse processo, utilize um pano de microfibra para polir até que todo o vapor tenha sido removido do vidro.

Quando este procedimento não for suficiente, é possível utilizar um algodão molhado com água desionizada e, muito ocasionalmente, adicionar um pouco de detergente não iônico. O vidro deteriora-se naturalmente com o uso, tornando-se mais poroso e, portanto, mais propenso a manchar. Há pouco a ser feito para reverter esses danos.

LEIA TAMBÉM: Vinho branco deve ir no decanter?

A recomendação é que os vinhos ou seus resíduos não permaneçam em contato com o vidro por períodos maiores que o estritamente necessário, para que não haja tempo de aderirem à superfície e catalisarem o aparecimento de manchas e perda de brilho.

palavras chave

Notícias relacionadas