Região vinícola é a 3ª maior da França e tem cerca de 50 denominações de origem
por Redação
Localizado no oeste da França, o Vale do Loire é a terceira maior região vinícola francesa, com mais de 50 mil hectares de vinhedos e cerca de 50 denominações de origem. Como o próprio nome sugere, a produção se concentra às margens do Rio Loire – o mais longo do país, com cerca de 1.000 km de extensão – e dos respectivos afluentes.
Apesar de ser conhecida pelos vinhos brancos, que representam quase a metade do produzido por lá, a região também tem ótimos tintos e rosés, cada qual com uma participação em torno de 20% do total. Juntos, e ao lado dos espumantes locais, os rótulos do Vale do Loire respondem por aproximadamente 10% da produção de vinhos francesa.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Até recentemente, eram plantadas 24 cepas na região. Dentre as brancas, destacam-se: Melon de Bourgogne, Chenin Blanc e Sauvignon Blanc. Já a Cabernet Franc, Gamay e Pinot Noir são as principais tintas. A lista de hoje traz ótimos exemplares e ajuda você a ter um gostinho da realeza francesa, que se instalou no vale durante séculos, especialmente no verão.
+lidas
1 milhão de garrafas de Brunello di Montalcino falsificadas
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
Reabertura da Catedral de Notre-Dame terá vinho do Vale do Loire
Concha y Toro adere a acordo para reduzir peso das garrafas de vinho
O garagista de Bordeaux que se tornou um dos vinhos mais valiosos do mundo