Rumo aos 51

China tem pedido aceito para virar país-membro da OIV

Governo tem até novembro de 2025 para confirmar a adesão junto à organização

Imagem China tem pedido aceito para virar país-membro da OIV

por Redação

A China teve o pedido para virar país-membro da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) aceito oficialmente pela entidade na quinta-feira (14.nov.2024) e deve se tornar uma das nações integrantes até o dia 14 de novembro de 2025 – data em que o prazo de 12 meses para o envio do instrumento de adesão se encerra.

A solicitação do governo chinês foi submetida pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China em 14 de maio deste ano, dando início a um período de seis meses no qual os membros podem manifestar a própria opinião sobre o pedido. Depois desse tempo, se a maioria não se opuser, o país é aceito.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

De acordo com a OIV, a China tem a terceira maior área plantada com vinhedos do mundo. Além de ser o 8º maior consumidor de vinho e o maior produtor mundial de uvas de mesa. Com a respectiva participação, o número de países-membros irá para 51, e a organização passará a representar 85% de todos os vinhedos plantados.

Fundada em 29 de novembro de 1924, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho teve um acordo inicial assinado por 35 países em abril de 2001. Atualmente, a OIV é composta por 50 estados-membros: 32 da Europa, sete da Ásia, seis da América (incluindo o Brasil), três da África e dois da Oceania.

palavras chave

Notícias relacionadas