Uva tornou-se um ícone do país, dando origem a brancos jovens e aromáticos
por Redação
É controversa a origem da Torrontés, mas é fato que a uva se tornou um ícone da Argentina, ao dar origem a ótimos vinhos brancos, de diferentes estilos. Devido à boa adaptabilidade, é amplamente cultivada no país vizinho, em especial em Salta e no Vale de Cafayate, onde a altitude e a amplitude térmica são bem significativas.
Atualmente, são conhecidas pelo menos três variações: a Torrontés Sanjuanino, a Torrontés Mendocino (mais comum na Patagônia argentina) e a Torrontés Riojano – a mais plantada e aromática do trio. Nos rótulos produzidos com a cepa, é possível encontrar notas de ervas e especiarias. Na boca, costumam apresentar acidez refrescante.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
De forma geral, a maior parte dos vinhos elaborados com Torrontés não passam por barris de madeira, o que confere a eles uma coloração mais clara. O ideal é que sejam consumidos ainda jovens, com um ou dois anos. Por serem excelentes opções para quem procura um branco aromático acessível, a lista de hoje traz apenas rótulos que custam até R$ 250.