Meta é que cada uma pese até 420g no final de 2026, diminuindo as emissões de CO2
por Redação
A Concha y Toro aderiu a um acordo internacional que visa diminuir as emissões de CO2 na indústria vinícola, por meio da redução do peso das garrafas de vinho. Ao integrar o Sustainable Wine Roundtable (SRW), a produtora chilena se compromete a limitar o peso médio da embalagem padrão (de 750ml) em até 420 gramas, antes do início de 2027.
Conforme informações publicadas em novembro de 2024 pelo site Decanter, a empresa é a maior a aderir tal iniciativa. Líder na produção sul-americana e membro do top 10 mundial, a Concha y Toro tem mais de 12 mil hectares de vinhedos espalhados em três países (Chile, Argentina e Estados Unidos) e produz cerca de 384 milhões de garrafas por ano.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Em entrevista ao portal, o diretor de pesquisa do SRW destacou a importância da nova integrante no acordo, que está completando um ano. “A América do Sul é uma das regiões que, historicamente, teve algumas das garrafas mais pesadas, então é ótimo ver a Concha y Toro assumir a liderança nesse compromisso de redução”, disse Peter Stanbury.
Diretora de sustentabilidade da empresa chilena, Valentina Lira disse que as equipes de design, embalagem, produção e sustentabilidade já trabalham para atingir a meta de 420g por garrafa. “Este é apenas o 1º passo para nós, pois queremos seguir diminuindo o peso das garrafas e incorporar novos formatos no futuro”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Pontet-Canet desenvolve nova garrafa e reduz emissões de CO2
O Sustainable Wine Roundtable foi lançado em novembro de 2023, por um grupo de empresários britânicos, depois que eles conduziram um estudo na indústria de vinhos e descobriram que quase ⅓ das emissões de gás carbônico estavam relacionadas ao vidro usado na fabricação das garrafas. Cada uma pesava, em média, 550g.