Sustentabilidade

Pontet-Canet desenvolve nova garrafa e reduz emissões de CO2

Projeto da vinícola elaborou recipiente mais leve, favorecendo também o transporte

Novas garrafas do Pontet-Canet pesam menos de 500g - Reprodução | Instagram @chateau_pontetcanet
Novas garrafas do Pontet-Canet pesam menos de 500g - Reprodução | Instagram @chateau_pontetcanet

por Redação

O Château Pontet-Canet desenvolveu uma nova garrafa, 315g mais leve que a usada anteriormente. O novo design permitiu à vinícola reduzir as emissões de CO2 e favorecer o próprio setor de logística e transporte. A novidade foi anunciada em outubro deste ano (2024) e faz parte do compromisso da marca com a sustentabilidade.

Realizado em parceria com a Verallia, empresa especializada em embalagens de vidro, o projeto foi completamente desenvolvido na França. Após a elaboração de estudos e modelos 3D, a primeira manufatura da nova garrafa aconteceu em uma fábrica em Saint-Romain. Todo o processo, da idealização à confecção, levou quatro anos.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

De acordo com Mathieu Bessonnet, diretor técnico do Pontet-Canet, um dos objetivos era chegar a uma garrafa que pesasse menos de 500g. “Isso teria um forte impacto em nosso compromisso com o meio ambiente”, afirmou. Com o objetivo alcançado, foi possível reduzir em 39% as emissões de carbono por garrafa.

Por causa do menor peso, a garrafa também impactou o transporte dos vinhos, já que cada caminhão agora pode levar 15% mais garrafas. A nova embalagem foi usada pela primeira vez na safra de 2022. “Estamos muito satisfeitos, porque todos os aspectos estéticos foram mantidos”, disse Justine Tesseron, co-proprietária do Château.

LEIA TAMBÉM: Pontet-Canet: o Bordeaux biodinâmico

Localizado em Bordeaux, o Pontet-Canet foi o primeiro Grand Cru a alcançar a dupla certificação – orgânico e biodinâmico. O trabalho com foco especial no desenvolvimento sustentável começou há cerca de 25 anos, enquanto tais abordagens foram implementadas nos vinhedos nas últimas duas décadas, segundo os representantes.

  • Abaixo, os melhores vinhos de Bordeaux de até R$ 1.500 recém-avaliados pela Revista ADEGA:

palavras chave

Notícias relacionadas