Nem só de grandes tintos vive a Argentina, encontre aqui e deguste o melhor vinho branco
por Sílvia Mascella
Mais do que uma lista de vinhos, este é um convite, para abrir uma garrafa, preparar um aperitivo e degustar os grandes vinhos brancos da Argentina, tantas vezes relegados ao esquecimento pelos inúmeros fãs de Malbec, Bonarda e Cabernet Sauvignon.
A Argentina produz excelentes brancos, como você vai ver pelas pontuações e descrições dos vinhos desta lista. Os diferentes terroirs permitem, por exemplo, que a Chardonnay encontre diversas maneiras de se expressar, desde a untuosidade que vem dos cultivos em áreas mais quentes, até o frescor e delicadeza das áreas mais altas e frias. É bastante novidade para conhecer, e vale a prova.
LEIA TAMBÉM: Os vinhos da Patagônia Argentina e suas particularidades
Para transformar esse convite em algo mais interessante ainda, a Argentina produz, com bastante regularidade, vinhos com uvas brancas que não são muito comuns aqui na América Latina, como a Chenin Blanc e a estrela dos vinhedos mendocinos, a profundamente aromática Torrontés. Sauvignon Blanc, Viognier, Semillon e Pinot Grigio também encontram espaços nobres nos vinhedos.
Mas talvez o aspecto mais interessante dos brancos argentinos seja a sua habilidade de harmonização, seja com os pratos regionais ou com as preparações internacionais. Um aperitivo muito tradicional de nossos vizinhos ao sul é a provoleta, aquela fatia generosa de queijo derretido numa panela de ferro, com um toque de orégano, pimenta e – em alguns casos – tomate seco. Sua combinação perfeita é com um Chardonnay intenso, com muito corpo, cuja cremosidade fale diretamente com a cremosidade do queijo.
CLIQUE AQUI E ASSISTA OS VÍDEOS DA REVISTA ADEGA NO YOUTUBE
As unânimes empanadas podem, certamente, ser harmonizadas com um tinto leve. Mas como entrada ficam perfeitas com um perfumado Torrontés, que vai combinar até mesmo se você colocar umas tantas gotas de pimenta na carne. E essa habilidade para combinar com pimenta permite que também seja boa companhia para a culinária asiática, como a tailandesa por exemplo. Agora, aceitou nosso convite? Então veja a lista abaixo dos melhores brancos da Argentina degustados por ADEGA.