Revista ADEGA
Busca

Vinho - 14.Jun

Conselho cria nova classificação para Chianti Classico


O Conselho de Decisões Chianti Classico irá criar uma nova classificação para mostrar a melhora de qualidade da região. Depois de debates o Consorcio do Vinho Clássico de Chianti, junto com os produtores, concordaram em acrescentar a classificação de alto nível.

divulgação

A nova classificação ainda não recebeu um nome oficial, mas vai manter-se acima do nível do Riserva e irá representar os vinhos feitos de um vinhedo.

"Este é um passo preliminar para comunicar com mais clareza a qualidade e exclusividade dos nossos vinhos", disse Silvia Fiorentini, diretora de marketing do Consorzio Chianti Classico. Ela descreveu o sistema atual como a "pirâmide sem topo".

Nos últimos 15 anos, os produtores replantaram mais de 60% dos vinhedos de Chianti Classico, como um esforço conjunto para melhorar a qualidade e distinguir eles mesmos como um padrão de qualidade.

"É importante darmos mais reconhecimento aos trabalhos feitos nos vinhedos" disse o proprietário da Fontodi, Giovanni Manetti. " O conceito aqui é fazer vinhos execelentes a partir de excelentes vinhedos", completou.

Os vinhos que se qualificam para o novo nível não devem chegar ao mercado até 30 meses após a colheita e deve passar três meses na garrafa. Juntamente com a nova classificação, o Consorzio também irá redesenhar seu logotipo do galo preto.

Mais notícias sobre vinhos...

Argentina irá vender vinhos a preço popular para turistas
Fundador da Vodka Chase, William Chase, irá produzir vinho rosé
Ex-Mister mundo lança sua marca de vinhos
Segundo pesquisa, pensar em vinho relaxa
Aliança quer proibir publicidade de bebidas nas próximas olimpiadas

Redação
Publicado em 14/06/2012, às 08h11 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48


Mais Notícias