Vinho - 11.Fev - Pisco

Coquetel Pisco Sour vira febre no Peru


Um coquetel servido a base de Pisco, aguardente produzida através do vinho das uvas Moscatel, Torrontel, Pedro Ximenez ou Quebranta, virou febre no Peru e vem ganhando os cinco continentes do mundo.

Com um título de Patrimônio Cultural do Peru, a bebida já é utilizada nas recepções de Estado, é vista como o motor propulsor das exportações de destilados e virou marca turística peruana.

O coquetel é a nova marca do Peru
O Pisco Sour, como é conhecido, é feito através do pisco, suco de limão verde, açúcar, clara de ovo e angostura. Segundo histórias, um barman norte-americano, residente do Peru, adaptou durante os anos 20 o whisky sour aos produtos locais e daí nasceu a lenda.

A importância do pisco sour é tanta que já pesa na balança comercial. As exportações da bebida peruana cresceram 215% em 2009, gerando mais de um milhão de euros em vendas durante o ano passado. O primeiro mercado do pisco foi os EUA.

"O pisco é parte de nossa identidade, é feito no Peru há mais de 400 anos e o pisco sour acabou se tornando uma bebida bastante emblemática e até mais, um símbolo nacional", afirmou Luis Chicoma Lúcar, vice-ministro da Indústria e de Pequenas e Médias Empresas.

Há alguns anos, uma campanha denominada "campanha pisco" foi iniciada e deu bastante frutos. A produção quadruplicou em sete anos, chegando aos 6,7 milhões de litros em 2009.

"Há 10 ou 15 anos, a cada pisco sour, nossos restaurantes serviam 10 whiskies. Hoje a proporção é inversa", destacou Gastón Acurio, porta-voz de uma associação de chefs peruanos que divulgam a bebida.

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Da redação

Publicado em 11 de Fevereiro de 2010 às 13:56


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