Revista ADEGA
Busca

Receita de Alex Atala

Descubra o melhor vinho para harmonizar com o famoso fettuccine de pupunha do chef Alex Atala

Podemos juntar aqui duas estrelas, o prato do chef Alex Atala e o vinho Miraval do ator Brad Pitt


O chef Alex Atala é conhecido por pratos como o fettuccine de pupunha
O chef Alex Atala é conhecido por pratos como o fettuccine de pupunha

O estrelado Alex Atala é conhecido por usar ingredientes tipicamente brasileiros para criar sabores impressionantes em receitas surpreendentes. Algumas delas saíram da cozinha do chef e ganharam as casas de todo mundo.

O fettuccine de pupunha é um deles.

Os fios de sabor sutil e grande crocância vai bem com tantas possibilidades de molhos que o chef costuma dizer que gosta de “brincar” com eles.

Diante deste cenário, como harmonizar um prato tão singular?

Não podemos esquecer que, independentemente dos sabores e texturas que os molhos podem trazer, o palmito ainda terá algum protagonismo. Isso significa que estamos falando de um prato delicado que certamente cai muito bem com um perfumado rosé da Provence.

Se preferir vinho branco vá de Riesling ou Sauvignon Blanc. Ambos trarão sutileza, frescor, além de toques herbáceos e minerais que, inevitavelmente, acertarão em cheio com as características do palmito.

Quer tinto? Neste caso, você precisa de um molho mais encorpado e a harmonia se dará com ele. Ainda, escolha vinhos mais leves e frescos. Para variar, com um toque de rusticidade, um blend que inclui a uva País, do Chile, é uma ótima pedida.

Miraval Rosé 2020

Miraval Rosé 2020 - AD 92 pontos - Miraval, Provence, França

Porque não unir uma estrela da cozinha com uma estrela da sétima arte? O Miraval Rosé 2020 é um blend de Cinsault, Grenache, Syrah e Rolle (também conhecida como Vermentino), sem passagem por madeira. Elegante, fresco e de textura cremosa é uma harmonização e tanto com o fettuccine de pupunha.

Saint Felicien Sauvignon Blanc 2019

Saint Felicien Sauvignon Blanc 2019 - AD 91 pontos - Saint Felicien, Mendoza, Argentina

Esse 100% Sauvignon Blanc combina um sofisticado toque mineral com grande frescor e elegância. Seu final cheio e persistente, com toques salinos e de limão serão ótima companhia para as texturas e frescor do prato.

Pencopolitano 2019

Pencopolitano 2019 - AD 93 pontos - Pedro Parra y Familia, Itata, Chile

De uma estrela da cozinha para uma estrela do terroir! Pedro Parra é considerado um dos maiores especialistas em terroir do mundo, conhecido até como “Señor Terroir”. Nesse vinho ele mescla Cinsault (67%) com Pais (33%), a ermentacão é espontânea (sem adição de leveduras), sendo parte em cachos inteiros, com posterior estágio de 10 meses em foudres de carvalho. 

Preciso e refinado, pede a companhia de molhos mais encorpados e será uma experiência e tanto com o fettuccine de pupunha do Chef Atala.

Redação
Publicado em 08/07/2022, às 08h00 - Atualizado às 11h00


Mais Harmonizações