Vinho - 21.Jun - Desastre

Deslizamento de lama atinge vinhas no Canadá

por Redação

winespectator.com
Uma falha em uma barragem provocou um deslizamento de terra no oeste do Canadá nesta sexa feira. Cerca de 40 hectares de vinhas e pomares ficaram submersos em lama, em alguns pontos chegando aos 25 metros. Cinco casas foram destruídas pelo deslizamento, que também bloqueou a principal rodovia da região.

Embora ninguém tenha ficado ferido, estima-se que vinicultores foram afetados em milhões de dólares.

O fluxo de lama começou quando uma barragem de terra com cerca de 80 anos explodiu após um mês de chuvas fortes. Pelo menos 20 mil metros cúbicos de água - o suficiente para encher oito piscinas olímpicas - deslizaram montanha abaixo. Ao longo do caminho, a água acabou virando lama e levando consigo pedras do tamanho de carros, o que causou danos ainda maiores.

"Nós plantamos essa vinha planta por planta, agora não temos nada. Este foi nosso sustento. Foi a nossa casa. Era o nosso sonho. Agora, a única maneira que tenho de entrar em minha casa é pela janela do banheiro", disse Kathy Mercier, produtora que perdeu sete hectares de suas vinhas no deslizamento.

Mas para as autoridades, o que ocorreu foi falta de vistoria adequada na barragem. "Se essa barragem tivesse sido monitorada, isso não teria acontecido", disse Dwayne Tannant, engenheiro geotécnico que examinou os danos causados pelo deslizamento. "Grandes barragens são sempre controladas. Esta, por ser pequena, só saiu do radar", afirmou.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Château completa 25 anos de aquisições artísticas

+ UE recusa proposta de regulamentação do vinho orgânico

+ Nova Zelândia reduz colheita de uvas para reequilibrar mercado

+ Centro Cultura doVinho Bordeaux será inaugurado em 2014 na França
+ França, Itália e Espanha se unem para divulgar o vinho europeu no Vietnã

palavras chave

Notícias relacionadas