Liberado

Destilaria da Escócia vence batalha sobre uso do termo “Porto”

Decisão de órgão da UE permite a palavra em rótulos de destilados da marca

Destilaria da Escócia também tem dois vinhos fortificados, feitos com uvas do Douro - Reprodução | Instagram @theleithexportco
Destilaria da Escócia também tem dois vinhos fortificados, feitos com uvas do Douro - Reprodução | Instagram @theleithexportco

por Redação

O Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (Euipo) decidiu que uma destilaria escocesa pode continuar usando a palavra “Porto” nas garrafas de destilados registrados da marca – como uma menção ao porto de Leith, em Edimburgo, e ao próprio nome da empresa, chamada The Port of Leith Distillery. As informações são do site The Drinks Business.

Conforme informado pelo portal, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto havia entrado com um pedido, alegando que as pessoas ficariam “confusas” com o uso da palavra nos rótulos e que isso beneficiaria a destilaria, ao ser associada indevidamente com o “histórico positivo” da tradicional região vinícola portuguesa.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Já os representantes da empresa defenderam que o termo faz referência à localização geográfica escocesa, e não à região no norte de Portugal. “Essa é uma decisão importante para nós e também para outras empresas de bebida que têm ‘Porto’ nos nomes”, afirmou Ian Stirling, fundador da The Port of Leith Distillery. 

Vale ressaltar que a destilaria de Edimburgo também comercializa um Porto Tawny Reserva e um Porto Branco, fabricados pela vinícola Martha's Family Estate, no Douro, com “uvas cultivadas nas encostas íngremes do vale, no Corgo de Baixo, a parte mais baixa da região”, conforme consta no descritivo do próprio site.

  • Abaixo, os melhores vinhos fortificados até R$ 200 recém-avaliados pela Revista ADEGA:

palavras chave

Notícias relacionadas