Parte 1

Dicas para aproveitar a Vindima 2024

Vinícolas do sul e do sudeste começam a celebrar a safra 2024 com as festas da vindima, veja 6 dicas de locais para aproveitar

Divulgação Casa Valduga
Divulgação Casa Valduga

por Silvia Mascella

Muita gente não sabe ainda, mas não é preciso atravessar o Oceano Atlântico ou cruzar a cordilheira dos Andes e falar espanhol para participar de uma boa Festa da Vindima. Por conta dos tantos imigrantes portugueses e principalmente italianos que chegaram ao Brasil no passado, a tradição de celebrar a colheita das uvas segue viva em nosso país.

Nesta safra de 2024 são muitas as opções em variados estilos e locais. Veja algumas das indicações abaixo. É necessário reservar antes e quase todas as vinícolas oferecem as informações e reservas em seus sites e redes sociais.

LEIA TAMBÉM: Dicas de passeio no Vale dos Vinhedos

Vindima na Campanha Gaúcha
Celebração da Vindima na Campanha Gaúcha

Começando de lá de baixo, quase na divisa com o Uruguai, a Vinícola Guatambu em Dom Pedrito vai ter uma programação especial no próximo dia 20 de janeiro, com colheita de uvas, passeio e degustação de ícones da empresa e um piquenique completo no jardim da sede, que abraça a paisagem da Campanha Gaúcha.

Subindo para a Serra são muitas opções que vão desde hospedagem completa (para passear e beber à vontade) até colheita noturna e almoço harmonizado. Realizada há 10 anos já, a colheita noturna da Vinícola Larentis (no Vale dos Vinhedos) acontecerá em fevereiro e é uma experiência especial que começa ao por do sol com um coquetel ao lado dos vinhedos e segue com colheita e jantar no vinhedo Arcangelo.

LEIA TAMBÉM: Começou a safra 2024 no Brasil

Ainda dentro do Vale dos Vinhedos uma experiência totalmente imersiva nessa época perfumada pelas uvas maduras é a "Caminhos da Colheita" realizada pela Casa Valduga em seu complexo enoturístico e vinícola. Essa festa, que tem visitação de caves com degustação ao longo do caminho, leva os turistas de trator para a colheita e lá mesmo no vinhedo acontece a pisa das uvas, com música italiana e degustação de espumantes. O final do evento é no restaurante Maria Valduga, para um almoço típico italiano da Serra.

Vistamontes em Faria Lemos
Em Faria Lemos, a Vistamontes Vinicola tem visita aos vinhedos e degustação

A Vistamontes Vinícola, que fica no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, tem um evento diferente chamado "Experiência da Videira ao Vinho" que conduz os participantes para uma caminhada entre os vinhedos para conhecer as diferenças entre as variedades de uvas e depois aprender sobre os processos na sala de barricas. Para celebrar o dia, são degustados quatro rótulos acompanhados de tábua de queijo e salame colonial.

Luiz Argenta
Restaurante na Luiz Argenta tem cardápio especial da Vindima

 Na cidade de Flores da Cunha está localizada a Vinícola Luiz Argenta, com sua arquitetura diferenciada e vinhedos impecáveis. Por lá a celebração da colheita vai acontecer no elegante restaurante Clô, que homenageia a matriarca da família, Clorinda Argenta. Com a vista privilegiada dos vinhedos o almoço harmonizado da vindima tem entrada, dois pratos e sobremesa, com criações como o tagliatelle com creme de inhame, castanhas e páprica defumada, harmonizado com o Pinot Noir L.A clássico. O almoço está disponível de terça a domingo durante o verão.

Fora do Rio Grande do Sul também há opções para o enoturista, como a Festa da Vindima da Vinícola Góes, localizada em São Roque (SP). Com três opções de festa, que remetem às tradições portuguesas da família. Na opção mais completa o turista recebe como brindes chapéu e taça para degustação, vai até os vinhedos para a colheita e conhece os processos produtivos com o enólogo, faz a pisa das uvas com música e danças portuguesas e depois participa de um almoço harmonizado em meio aos vinhedos. A festa acontece aos finais de semana entre janeiro e fevereiro.

Pisa das uvas em São Roque
Festa da Vindima em São Roque tem pisa das uvas e almoço harmonizado

palavras chave

Notícias relacionadas