• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Pioneiro chileno

    Como nasceu o Don Melchor

    Em 1987, nasce o primeiro vinho ícone do Chile, em homenagem ao homem que criou a maior empresa de vinhos do país, uma das maiores do mundo

    por Arnaldo Grizzo

    Don Melchor
    A trajetória do rótulo que se tornou ícone da vitivinicultura chilena

    Don Melchor talvez seja o primeiro nome lembrado por muitos enófilos quando perguntados sobre qual o principal vinho do Chile. E, realmente, este rótulo tornou-se um dos principais símbolos do vinho chileno, representando o que de melhor é produzido por lá com a casta que, muito antes da recente febre da Carménère, sempre foi o pilar de sustentação da vitivinicultura do país, a Cabernet Sauvignon.

    No entanto, o nome Don Melchor remete a muito mais que somente um rótulo, pois assim era chamado o fundador da maior vinícola do Chile, atualmente um dos maiores empreendimentos vitivinícolas do mundo, a Viña Concha y Toro. Don Melchor Concha y Toro, filho de Melchor de Santiago Concha y Cerda, nasceu em 1834.

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    Na época, sua família já era uma das mais importantes do Chile, com muita influência política e econômica. Tanto que o fundador da vinícola, além de possuir negócios em diversas áreas e vários países, chegou a ser membro do congresso chileno durante bom tempo.

    Don Melchor era um homem de caráter e com convicções fortes. Ele chegou a lutar por leis que protegessem a instituição familiar e, por mais que tivesse ávido espírito empreendedor devido a seu lado empresarial, foi figura fundamental na criação de fundações para proteger desamparados. Enfim, era uma pessoa de muita fibra moral.

    Don Melchor
    Em 1834, quando Don Melchor Concha y Toro nasceu, sua família já era uma das mais importantes do Chile, com muita influência política e econômica. Assim, o fundador da vinícola, além de possuir negócios em diversas áreas e vários países, chegou a ser membro do congresso chileno durante longo tempo

    Do início ao ícone

    Em 1883, este visionário resolve trazer vinhedos franceses de Bordeaux para a região de Pirque, onde sua esposa, Emiliana Subercaseaux, havia herdado terras. Era o começo da história de Concha y Toro. As terras ficavam no sopé da Cordilheira dos Andes. Junto com os vinhedos veio um enólogo francês para cuidar dos vinhos.

    LEIA TAMBÉM: Cabernet Sauvignon é a uva mais plantada do Chile, conheça os melhores vinhos

    O sucesso foi rápido, tanto que em 1933, Concha y Toro já tinha ações vendidas em bolsa. Mais tarde, durante os anos de 1950, a empresa foi se expandindo e comprando novos vinhedos. Em 1963, nasce o Casillero del Diablo, vinho que logo se transformou no maior sucesso de vendas da vinícola e é um dos mais vendidos no mundo atualmente.

    Anos antes, contudo, em 1957, Eduardo Guilisasti Tagle se juntou à Concha y Toro. Foi ele que iniciou a modernização da vinícola, focando na qualidade e nos mercados externos. Foi durante o período em que Don Eduardo esteve à frente da empresa que nasceu o rótulo Don Melchor, que veio para ser o grande ícone da vinícola.

    Na época, ele acreditava que o Cabernet Sauvignon plantado em Puente Alto, no vale do Alto Maipo, tinha grande potencial. Assim, Tagle pediu ao filho, Rafael, e ao enólogo Goetz Von Gersdorff, que fossem à França visitar o “pai da enologia moderna”, Emile Peynaud para lhe apresentar os vinhos provenientes desta zona.

    Diz-se que Peynaud gostou e reconheceu o valor do Cabernet de Puente Alto, mas não aceitou coordenar o projeto de Don Melchor pois já estava muito idoso para isso e indicou seu assistente Jacques Boissenot para assumir. A primeira colheita ocorreu em 1987.

    Blend varietal

    O aclamado vinhedo de Puente Alto (com seu clima mediterrâneo – dias quentes e noites frias devido ao vento que sopra dos Andes, com grande oscilação térmica) possui 114 hectares e fica 650 metros acima do nível do mar, logo no pé da Cordilheira, em um solo pedregoso pobre, que surge do material que o rio Maipo vai depositando durante os anos.

    A idade média das vinhas de Cabernet Sauvignon é de 20 anos. Há ainda 7 hectares de Cabernet Franc que é integrado ao vinho nos anos em que o enólogo, atualmente Enrique Tirado – um dos maiores entendedores do terroir chileno –, acredita que é necessário.

    LEIA TAMBÉM: Como é produzido um Don Melchor?

    Com o passar do tempo, a equipe de Concha y Toro detectou seis parcelas diferentes de Cabernet Sauvignon neste vinhedo e as trata de maneira independente uma da outra, respeitando as características de cada uma. Então, cada parcela é vinificada separadamente e é feito um “blend” de Cabernet para compor o vinho final.

    Com as parcelas estudadas separadamente, a colheita é extremamente seletiva, assim como o processo de seleção de uvas para a vinificação é apuradíssimo. Depois do blend, os vinhos repousam de 12 a 14 meses em barricas de carvalho francesas, dois terços novas e um terço de primeiro uso. Depois disso fica ainda mais um ano em garrafa.

    Don Melchor costuma ser um vinho altamente consistente desde sua primeira safra e mais especialmente após Enrique Tirado ter assumido a frente do projeto.

    Confira todas as safras de Don Melchor já degustadas por ADEGA:

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Vinho ChilenoCabernet SauvignonDon MelchorConcha y Torovinhos do chilePuente Altoterroir chilenoAlto Maipovitivinicultura chilenavinho ícone

    Notícias relacionadas

    logo Krug

    Como a Krug mantém o mesmo estilo de Champagne há seis gerações

    Alsácia

    Família Hugel: o legado dos vinhos que desafiaram as guerras na Alsácia

    Château Pichon-Longueville

    Os dois Pichons: Pichon-Longueville e Pichon-Lalande

    Domaine Comte Georges de Vogüé

    A história e os vinhedos do lendário Domaine de Vogüé em Chambolle-Musigny

    Na Toscana, imponentes castelos ornamentam a paisagem

    Supertoscanos, os fora-da-lei mais famosos do mundo do vinho

    O vinhedo Le Pin deu origem ao "garagismo"

    O garagista de Bordeaux que se tornou um dos vinhos mais valiosos do mundo

    Quinta da Alorna

    Os 300 anos da Quinta da Alorna

    Lançamento de 8 mil garrafas de Sauvignon Blanc do Château Margaux

    Château Margaux lança 8 mil garrafas de raro vinho branco

    S.Chapuis/Château Suduiraut

    A história do Château Suduiraut dos jardins Sauternes

    Divulgação

    Château Latour, o mais potente dos Premiers Grands Crus de Bordeaux

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Vinhos de Portugal anuncia campanha de fim de ano
    1

    Vinhos de Portugal anuncia campanha de fim de ano

    A ligação entre a Igreja Católica e o champagne
    2

    A ligação entre a Igreja Católica e o champagne

    Vinícola gaúcha lança experiência para visitante criar seu próprio vinho
    3

    Vinícola gaúcha lança experiência para visitante criar seu próprio vinho

    Dom Pérignon lança Rosé 2008, o vinho que marca a \u0022nova era\u0022 da Maison
    4

    Dom Pérignon lança Rosé 2008, o vinho que marca a "nova era" da Maison

    Vinhos brancos que passaram pelo processo bâtonnage
    5

    Vinhos brancos que passaram pelo processo bâtonnage

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group