Uva Cabernet Sauvignon tem destaque entre os melhores vinhos do Chile
por Silvia Mascella
O mundo do vinho tem grandes histórias e uma das mais bem contadas é a da uva Carmenère, que praticamente sumiu de sua terra natal (a França) e foi reencontrada no final do século passado, perdida entre parreiras de Merlot, no Chile. Essa história fez os vinhos dessa uva tornarem-se presença quase obrigatória seja nas vinícolas chilenas ou nas prateleiras e taças de todos nós.
Mas a grande surpresa é que, em termos de áreas cultivadas e de grandes vinhos, a uva mais significativa no Chile é a Cabernet Sauvignon. A Oficina de Estudios y Políticas Agrárias (ODEPA) do Chile, com dados de 2022 do cadastro vitícola nacional, aponta que 29% de todas as uvas cultivadas no país são Cabernet Sauvignon.
LEIA TAMBÉM: Enólogo chileno afirma ter encontrado o melhor lugar para cultivar a Cabernet Sauvignon
A tinta francesa, responsável também pela base dos grandes vinhos de Bordeaux, por alguns dos mais bem reputados tintos dos EUA, ocupa uma área de 37.207 hectares no Chile. Em segundo lugar entre as tintas está a Merlot, com 10.652 hectares (respondendo por 8% da área total de vinhedos), seguida pela uva País (com 10.385 hectares) e por fim a Carmenère, com 10.220 hectares plantados, o que também representa 8% do total de vinhedos do país. Com 5% de área está a uva Syrah (6.698 hectares plantados) e a Pinot Noir com 3.870 hectares.
Entre as uvas brancas, a Sauvignon Blanc é disparado a mais cultivada, com 14.457 hectares e correspondendo a 11% do total de vinhedos do Chile. Em segundo lugar entre as brancas está a Chardonnay, com 10.206 hectares. Em números muito discretos aparece a Semillón, com 620 hectares e a Riesling, com 342 hectares cultivados.
LEIA TAMBÉM: Divagações sobre o Cabernet chileno
Na lista abaixo você vai encontrar grandes Cabernet Sauvignos chilenos, além de alguns excelentes vinhos que levam essa uva no corte. O terroir chileno, seja perto da costa, na região central ou perto da Cordilheira dos Andes, tem regiões de excelência no cultivo dessa casta e produtores empenhados em obter os melhores resultados com seus vinhos. Há opções surpreendentes em muitas faixas de preço. Para conhecer e aproveitar.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho