Vinho & Saúde

É hora do vinho ir para a academia?

Estudo sugere que os polifenóis presentes no vinho tinto ajudam a reduzir o estresse oxidativo que resulta do exercício físico


 

Maratona na China na região vinícola de Penglai serve vinhos para os participantes

Um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition sugere que uma taça de vinho tinto após um exercício físico pode funcionar como uma excelente solução pós-treino.

LEIA MAIS

» Colecionador lança o “Louvre do vinho”

» Hotel na Holanda oferece diárias em barris de vinho

Isso porque exercícios físicos causam estresse oxidativo no corpo humano e os polifenóis, presentes na uva e no vinho, são poderosos antioxidantes com propriedades que neutralizam o desequilíbrio causado pelo exercício em excesso.

A pesquisa na realidade foi conduzida com uvas viníferas tintas pois, “considerando que o vinho contém álcool e pode não ser uma opção para todos os consumidores devido a certas condições de doença, restrições religiosas ou idade, não foi considerado” explica o estudo, porém continua, “O vinho pode ser uma boa opção por ser um produto obtido a partir de uvas e com uma importante fonte de compostos fenólicos”.

A má notícia para quem já estava pensando em levar uma tacinha para a academia é que a conclusão do estudo mostra que a quantidade necessária de polifenóis dificilmente pode ser conseguida através da dieta normal, a sugestão dos autores é a utilização de "produtos concentrados de polifenóis à base de uva".

A Universidade do País Basco, que realiza a pesquisa, diz que apesar das evidências promissoras novos estudos terão que ser feitos para determinar concentração, dosagem e eventuais efeitos colaterais da técnica.

Marathon du Médoc ocorre no meio dos vinhedos em Bordeaux

Enquanto isso alguns já se adiantaram e estão fazendo o experimento com “atletas”, é o caso da Penglai Wine International Marathon na China, a Napa Wine Country Marathon na Califórnia e Marathon du Médoc em Bordeaux, todas realizadas em regiões vitivinícolas e servem para os participantes durante a corrida.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

André De Fraia

Publicado em 21 de Janeiro de 2021 às 15:00


Notícias Vinho Saúde Academia Polifenóis Oxidativo