Mundovino

Colecionador lança o “Louvre do vinho”

Coleção de vinhos do francês Michel-Jack Chasseuil será exposta ao público

por André De Fraia

Michel-Jack Chasseuil e a sala de degustação do seu "Louvre do vinho" em foto para Regis Duvignau da Agência Reuters

O francês Michel-Jack Chasseuil de 79 anos é dono de uma coleção que ele chama de “a adega de maior prestígio do mundo”. São mais de 50.000 garrafas que ele coleciona desde a década de 1960 e agora estarão disponíveis para visitação.

LEIA MAIS

» Vinhos e vinhas bordalesas retornam do espaço

» Paula Toller anuncia nova safra da linha de espumante com o seu nome

Chasseuil tentou vender seu projeto para cidades mais turísticas como Paris ou com maior fama no mundo do vinho como Bordeaux. Porém não conseguiu um parceiro e resolveu fazer na sua pequena La Chapelle-Bâton no oeste francês um espaço com 350m² para montar o que ele chama de o “Louvre do vinho”.

Para financiar o projeto o colecionador vendeu algumas garrafas raras e arrecadou 500.000 Euros, o suficiente para montar o espaço com saguão, adega, café e uma área para degustações.

A ideia de Chasseuil é cobrar um ingresso no valor de € 500,00 e não estará incluso a degustação de nenhum rótulo, os visitantes poderão apenas visitar a coleção.

A adega de Michel-Jack já é bastante conhecida, ele já recebeu celebridades como o Príncipe Albert II de Mônaco e o astro da NBA Tony Parker para visitar e conhecer os famosos rótulos do colecionador.

Mas nem só de glórias vive a famosa coleção, em 2014 cinco homens mascarados mantiveram Chasseuil sob a mira de uma arma e o torturaram até que ele falasse como passar pelo sistema de segurança que guardava os vinhos. Apesar de vários dedos quebrados, Michel-Jack não cedeu e os homens acabaram presos dias depois do incidente.

O “Louvre do vinho” está passando por toques finais e deve estar pronto para ser aberto no verão europeu de 2021.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas