• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • PUBLIEDITORIAL

    Entre na região dos vinhos do Tejo

    Cortada pelo Rio Tejo, a região possui belezas naturais, terroirs e vinhos únicos

    por Redação

    Vista do Rio Tejo, o rio que une a região

    A Região Vitivinícola do Tejo está localizada no centro de Portugal, a pouca distância de Lisboa. O rio não é o que separa, mas o que liga um território vitivinícola com 12.500 hectares de vinhas distribuídos por 21 municípios. Largo e imponente, o Tejo é o maior rio de Portugal. Como elemento primordial da paisagem, moldou a história dos que lá vivem, criam e trabalham, influenciando o clima e o terroir. 

    A região do Tejo e seus terroir únicos

    Lá, os dias bastante quentes asseguram a maturação da fruta. As noites, frescas e húmidas, diminuem o estresse hídrico das videiras, dando às uvas características que permitem fazer vinhos de grande qualidade e com potencial de guarda.

    VINHOS

    Dos 12.500 hectares de vinha, 2.500 dão origem a vinhos com denominação de origem DOC do Tejo e 5.000 a vinhos com certificação IG Tejo. Todos são reconhecidos e apreciados pelo equilíbrio, frescor e aromas frutados. Resultam de uma combinação harmoniosa de sábias e velhas tradições com os novos conhecimentos de uma jovem e qualificada geração de viticultores e enólogos.

    Vinhedos na área de charneca do Rio Tejo

    O Tejo tem alguns dos mais vibrantes e acessíveis vinhos de Portugal, oferecendo uma gama diversificada e diferenciada de estilos, para todos os gostos, orçamentos e ocasiões. A produção anual, que cresce safra após safra, atingiu, no ano passado, os 23,3 milhões de litros.

    Nos brancos, o perfil traduz-se em vinhos muito aromáticos, frescos e elegantes. Os tintos são muito equilibrados, frescos e com taninos distintos. No nariz, sobressai a fruta.  Já nos tintos de guarda a madeira revela-se de forma discreta.

    A região do Tejo produz também excelentes vinhos rosés, espumantes, frisantes, e ainda licorosos e colheitas tardias.

    ROTA DOS VINHOS DO TEJO

    Mas o vinho não é o único trunfo da região do Tejo. Das ruínas romanas aos castelos góticos, passando pelos mosteiros manuelinos e pelas vilas medievais, há todo um encanto histórico que aqui se conserva na pedra e no declive fértil das colinas. Há também os extensos olivais, as florestas de sobreiro, o gado Mertolengo e os famosos cavalos Lusitanos. E as paisagens vivas, perfumadas, de azul sereno e verde expressivo, convidam a entrar e ficar.

    O Rio Tejo, marca do turismo e do vinho da regiao

    Por toda a região há propriedades seculares dedicadas ao enoturismo onde o convívio, a tradição dos vinhos, a arte da gastronomia local e a proximidade à natureza resultam em experiências para lembrar e repetir.

    Confira agora algumas vinícolas e dicas de vinho para apreciar o Tejo em sua plenitude.

    Falua - Sociedade de Vinhos

    A Falua - Sociedade de Vinhos, tem produzido nas suas instalações de vinificação em Almeirim desde 2004 vinhos de grande qualidade.

    A sua adega, construída com os equipamentos mais sofisticados e modernos, permite que a Falua engarrafe 6 milhões de garrafas de vinhos tinto, branco e rosé de alta qualidade.

    Conde Vimioso Sommelier Edition Tinto 2017, Vinho Regional do Tejo

    Castas: Aragonez, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Syrah

    Confira aqui as degustações da Falua que a ADEGA já fez.

    Adega do Cartaxo

    Desde 1954, que a Adega Cooperativa do Cartaxo se orgulha dos seus valores que assentam na premissa “O sabor do tempo bem passado”. O reforço da capacidade humana e tecnológica consolida uma produção vinícola de qualidade.

    A região vitivinícola do Tejo integra a sub-região do Cartaxo e confere à produção da Adega do Cartaxo a denominação de Vinho Regional e DOC do Tejo. Genuínos, típicos e autênticos, os vinhos da Adega do Cartaxo conferem um elevado grau de qualidade alcançando desta forma o reconhecimento dos verdadeiros apreciadores de vinho.

    Bridão Private Collection Tinto 2017, DOC Tejo

    Castas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet

    João Barbosa

    Desde pequeno que João Teodósio Matos Barbosa passeava com o seu avô, fundador da empresa Caves Dom Teodósio, e observava as vinhas e o trabalho que lá se desenvolvia. É desta vivência que nasce a sua paixão pelo vinho e vontade de pertencer ao projeto familiar. Aprendeu e desenvolveu conhecimentos na própria vinícola do avô.

    Em 1997, decidiu fundar a sua própria empresa familiar com produção a partir de uvas exclusivamente próprias, em produção integrada e biológica. Vinhos de autor onde o produtor pode se expressar e deixar os terroirs das duas regiões escolhidas também se expressarem.

    Cada uma das duas regiões, Tejo e Alto Alentejo, têm as suas adegas e respetivas marcas: Ninfa no Tejo (Adega Porta de Teira em Rio Maior) e Lapa dos Gaivões no Alto Alentejo (Adega Valle de Junco em Esperança, Portalegre).  Nessas duas propriedades fazem-se vinhos de autor, autênticos e únicos.

    Ninfa Escolha Tinto 2015, DOC Tejo

    Castas: Alfrocheiro, Touriga Nacional

    Casal Branco

    Fundada em 1775, a propriedade que durante quatro séculos foi coutada real, ou seja, uma área de preservação voltada para as atividades de caça da monarquia, estende-se hoje por 1.100 hectares. Desses, 119 são ocupados por vinha em solos de charneca. A propriedade da família Braamcamp Sobral Lobo de Vasconcelos é uma das propriedades mais emblemáticas da margem sul do Tejo. O início do século XX ficou marcado por uma profunda intervenção levada a cabo por D. Manuel Braamcamp Sobral em toda a propriedade, com a introdução de maquinário a vapor, plantio de novas castas, modernização e ampliação da adega bem como das restantes infraestruturas.

    A forte aposta na viticultura e na produção vinícola, deu início a uma tradição marcada pela inovação, qualidade e consistência dos vinhos produzidos até aos nossos dias. A Quinta do Casal Branco é um lugar privilegiado para desfrutar de múltiplas experiências do vinho.

    Falcoaria Tinto 2016, DOC Tejo

    Castas: Alicante Bouschet, Castelão, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon

    Confira aqui os rótulos degustados pela ADEGA da Quinta do Casal Branco.

    Casa Cadaval

    O Palácio da herdade de Muge, sede da vinícola, tem uma história secular. Foi habitado pela Rainha D. Leonor de Áustria (terceira mulher de Rei Manuel I e irmã do Imperador D. Carlos V), que viveu no castelo até 1530. Só no início do séc. XVII é que a propriedade, então pertencente à família dos Condes de Odemira, passou para o domínio da Casa Cadaval. A filha, Dona Maria de Faro, Condessa de Odemira, se casou com D. Nuno Álvares Pereira de Melo, 5º Conde de Tentúgal, 4º Marquês de Ferreira e o 1º Duque de Cadaval.

    A Casa Cadaval tem atualmente uma propriedade que totaliza cerca de 5.400 hectares e é gerida, há 5 gerações consecutivas, por mulheres. Hoje Teresa Schönborn, Condessa de Schönborn e Wiesentheid, é a presidente do conselho de administração desta Casa.

    Trincadeira Preta Tinto 2016 (Vinhas Velhas), DOC TEJO

    Castas: Trincadeira Preta

    Confira aqui os rótulos degustados pela ADEGA da Casa Cadaval.

    Casal da Coelheira 

    Uma paixão familiar de três gerações, que cresce nas margens do rio Tejo, junto à Vila de Tramagal, e que se estende por uma área com cerca de 250 hectares, distribuídos entre vinhas e diversas culturas arvenses protegidas por uma pequena área de pinhal.

    A diversidade paisagística da exploração tem permitido a permanência de algumas espécies como a perdiz, o pato bravo, o javali e, muito especialmente, o coelho, espécie abundante que terá dado origem ao nome da propriedade, a Quinta do Casal da Coelheira.

    Quinta de São Vicente Reserva, Vinho Regional Tejo

    Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Cabernet Sauvignon

    Confira aqui os rótulos da vinícola Casal da Coelheira degustados pela ADEGA.

    Enoport Wines

    Ao longo dos anos, a Enoport Wines unificou algumas das mais antigas e emblemáticas empresas Portuguesas de vinho - Caves Velhas, Caves Dom Teodósio, Adegas Camilo Alves, e Caves Moura Basto, consolidando assim um extenso portfolio de marcas, entre elas – Cabeça de Toiro, Lagosta, Faisão, Quinta São João Batista, Bucellas, Quinta do Boição, Romeira, Amarante, Fim de Século, Caves Velhas e Casaleiro.

    O grupo é detentor de 7 propriedades vinícolas distribuídas pelas várias regiões vitivinícolas de Portugal, num total de 400 ha de terra e 4 centros de vinificação.

    Cabeça de Toiro Reserva Tinto 2016, DOC Tejo

    Castas: Touriga Nacional, Castelão, Syrah

    Confira aqui os rótulos degustados pela ADEGA da Enoport.

    Quinta da Ribeirinha

    A paixão pelo vinho e, mais do que isso, a dedicação constante à atividade vitivinícola vem atravessando a família Cândido há várias gerações. José Cândido, o patriarca da Família desenvolveu desde tenra idade a sua atividade profissional como agricultor, tendo sido o vinho a sua principal fonte de rendimento.

    Como produtor de vinhos, naturalmente, de uma forma por vezes empírica, desempenhou múltiplas funções ao longo do processo: viticultor, vinificador, armazenista e por fim, vendedor. Era unicamente sua a responsabilidade pela qualidade do vinho produzido assim como o contato com os apreciadores, seus potenciais clientes. A sua preocupação permanente era produzir um vinho apetecível ao gosto dos seus provadores.

    Hoje seus filhos Joaquim, Marina e Rui completam a equipe da vinícola.

    Vale de Lobos Tinto Reserva Tinto 2016, Vinho Regional Tejo

    Castas: Trincadeira, Syrah, Cabernet Sauvignon, Aragonez

    Fiuza

    A Família Mascarenhas Fiuza dedica-se à vitivinicultura há mais de um século. Mas foi em 1986 que surgiu a parceria entre o produtor de vinhos Joaquim Mascarenhas Fiuza e o prestigiado enólogo australiano Peter Bright, nascendo a empresa Fiuza & Bright.

    Pioneira no estudo das castas internacionais em solos portugueses, a empresa desenvolveu uma gama de vinhos monovarietais.

    Hoje, essas castas são também casadas com as melhores uvas nativas, criando vinhos verdadeiramente únicos. A Fiuza & Bright produz os seus vinhos com as uvas provenientes das suas quintas, cultivadas em solos argilosos e argilo-calcários e vindimadas de forma manual e mecânica, garantindo a produção de vinhos de elevada qualidade.

    Reserva Alicante Bouschet Premium Tinto 2016, Vinho Regional Tejo

    Casta: Alicante Bouschet

    Confira aqui a pontuação que a ADEGA deu para a vinícola em suas degustações.

    Quinta do Casal monteiro

    Fundada em 1979, a Quinta do Casal Monteiro vinifica safras de produção limitada exclusivamente na sua quinta de 80 hectares.

    Com uma idade média de 35 anos, as vinhas situam-se em férteis solos aluviais arenosose e são adotados métodos tradicionais de viticultura aliados a práticas de gestão ecológica, resultando numa produção de baixo rendimento e vinhos de elevada qualidade.

    Além disso, as características do clima temperado sub-mediterrânico e a proximidade com o rio Tejo conferem aos vinhos uma identidade própria e singular, revelada quer nos aromas exuberantes, quer no paladar complexo revestido por uma acidez soberba.

    Clavis Aurea Reserva Tinto 2018, DOC Tejo

    Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Cabernet Sauvignon

    Confira aqui os rótulos da Quinta do Casal Monteiro degustados pela ADEGA.

    Agro-Batoréu

    Desde 1880 que a família Batoréu se dedica à vitivinicultura em Aveiras de Cima, Região Vitivinícola do Tejo. Esta atividade tem passado de geração em geração até aos dias de hoje.

    Em 1988 foi constituída a sociedade agrícola Agro-Batoréu, tendo como objetivo a produção, engarrafamento e comercialização de vinhos de qualidade.

    Associando tradição, arte e tecnologia, os vinhos são produzidos a partir de castas selecionadas criadas das vinhas em Aveiras de Cima, numa área de cerca de 40 hectares. A qualidade dosvinhos tem por base um conjunto rico e diversificado de castas tradicionais portuguesas, tais como Arinto e Fernão Pires (vinhos brancos), Trincadeira, Aragonez e Touriga Franca (vinhos tintos). Recentemente, foram introduzidas castas internacionais, incluindo Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet e Syrah. A produção anual é de aproximadamente 200.000 L de vinho tinto, 50.000 L de vinho branco e 10.000 L de vinho rosé.

    Terra Silvestre Reserva Tinto 2018, DOC Tejo

    Castas: Touriga Franca, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah

    Adega de Almeirim

     No coração do Ribatejo, em 1958, nasceu a Adega de Almeirim - uma das maiores adegas cooperativas de Portugal. Com 2.000 hectares de vinha, produz anualmente 23 milhões de litros de vinho, sendo um dos maiores produtores a nível nacional.

    Atualmente conta com a colaboração de 195 sócios acompanhados regularmente pelos melhores técnicos que conferem um maior controle sobre as vinhas e a sua matéria-prima.

    Portas do Tejo Branco 2019, Vinho Regional Tejo

    Castas: Fernão Pires e Moscatel

    » Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    VinhoEnoturismoVinícolasPortugalDicasTejo

    Notícias relacionadas

    Autoridades europeias veem na possível adesão da Itália ao acordo UE–Mercosul um passo decisivo para destravar o tratado comercial, que pode ampliar mercados para o vinho europeu e gerar tensões no setor agrícola - UE

    Itália sinaliza apoio ao acordo UE–Mercosul

    Como escolher vinhos e coquetéis para dias quentes

    Três drinques à base de vinho para você se refrescar no verão

    Imagem Vinícola Aurora e Azul firam parceria para o Réveillon

    Vinícola Aurora e Azul firam parceria para o Réveillon

    Juan Manuel Roman

    Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha

    Imagem Ste. Michelle inicia nova era sob controle familiar no estado de Washington

    Ste. Michelle inicia nova era sob controle familiar no estado de Washington

    Para enófilos e sommeliers, o preço cobrado pelos restaurantes para degustar sua própria garrafa é tema delicado - Divulgação

    Por que a taxa de rolha é cobrada nos restaurantes?

    Lista traz fatores que devem ser levados em consideração na hora da compra - Divulgação

    Como escolher um vinho para presente?

    Imagem Leilões de vinhos finos desafiam mercado e batem recordes em 2025

    Leilões de vinhos finos desafiam mercado e batem recordes em 2025

    O seu papel é tão fundamental que própria decisão de iniciar vindima é condicionada pelo equilíbrio entre açúcares (que se tornarão álcool após fermentação) e acidez existentes nas uvas

    O álcool e a acidez dos vinhos

    Veja como harmonizar queijos e vinhos

    Vinhos e queijos: como criar a harmonização perfeita

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha
    1

    Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha

    O que você deve saber antes de abrir a garrafa de vinho?
    2

    O que você deve saber antes de abrir a garrafa de vinho?

    Coluna de Daniel Salvador \u002D A Safra das Safras
    3

    Coluna de Daniel Salvador - A Safra das Safras

    O solteiro desejado e os vinhos
    4

    O solteiro desejado e os vinhos

    Descubra quais são os melhores vinhos do Alentejo
    5

    Descubra quais são os melhores vinhos do Alentejo

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group