Escola do vinho

Eu não tenho adega. Onde devo guardar o vinho?

Exceto pelos vinhos de guarda, você precisa, basicamente, de um lugar fresco e longe do sol

por Redação

Para um repouso breve, um armário pode ser um bom local para guardar seus vinhos

Você compra algumas garrafas – sempre um pouco a mais do que consome, convenhamos – e aí fica no impasse de onde estocá-las. No armário da cozinha? Na despensa? Na geladeira?

» Guia ADEGA Espanha indica os melhores vinhos do país

O ideal, todos sabem, seria uma adega climatizada, mas não é algo que todos têm em casa. E, sim, há boas alternativas.

  • Supondo que você comprou vinhos para serem consumidos em breve, em poucos meses, e não vinhos de guarda, você não precisa muito mais do que um lugar fresco e protegido do sol. Se a sua despensa não se torna uma “fornalha”, talvez ela possa servir.
  • Mas evite deixar os vinhos ao lado de condimentos. Com o tempo os aromas podem passar para o vinho através da rolha e estragar sua bebida.
  • Um armário? Sim, pode ser, mas a cozinha não é o melhor local – afinal, ela tende a esquentar e, às vezes, exalar aromas fortes.
  • A melhor opção é um local dentro da casa cujas paredes externas não recebam sol e a temperatura seja mantida mais ou estável durante o dia e a noite. Mas não esqueça o vinho lá eternamente. É para ser um repouso breve. 

Vai consumir em uma semana ou menos e realmente não tem onde guardar? Ou então colocou para gelar garrafas a mais do que consumiu?

Apesar de não ser o lugar ideal, a geladeira ainda pode ser usada nesses casos – desde que por pouco tempo.

  • Apesar de manter uma temperatura baixa, a geladeira também tem menos umidade do que o necessário e, em muitos casos, trepidações, algo altamente não recomendado.
  • A opção, no entanto, é melhor que colocar e tirar o vinho da geladeira (definitivamente não faça isso!), deixe-o lá por um tempo limitado.
  • Para servir, basta tirar um pouco antes para que chegue na temperatura ideal
  • No mais, se perceber que está comprando muito mais vinhos do que consome, ou se começar a comprar vinhos para evoluir alguns anos, invista em uma adega climatizada. Vale a pena.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas