Faça seu próprio vinho em casa com ajuda do computador

Empresa lança o WinePod, um sistema que promete ajudar enófilos a fazer seus próprios vinhos em casa

por Redação

WinePod

WinePod

Uma empresa norte-americana está oferecendo a chance de enófilos comprarem equipamento de enologia e produzirem seus próprios vinhos em casa com um programa de computador. O WinePod é um tanque/prensa/barrica de 75 litros e 1,2 metro de altura que dá aos usuários a chance de produzir quatro caixas de vinho com ajuda de um laptop.

O sistema é ideia de Greg Snell, que afirmou: “As pessoas querem ter o senso da criação. Se você quiser desfrutar de uma garrafa de vinho, pode ir à loja e comprar. Há muitas opções. Mas, se bebe uma garrafa feita por você mesmo, é uma experiência completamente diferente”.

O projeto nasceu em 2005, quando o blogueiro deu a ideia. Dois anos depois, Snell já tinha dinheiro suficiente e fez sociedade com outras seis pessoas. Ele vendeu 150 WinePods, mas a crise financeira bateu e fez com que o negócio terminasse. Ainda assim, como muitas pessoas continuaram perguntando sobre o projeto, Snell decidiu ir adiante.

Simples

A máquina é relativamente simples. Basta adicionar as uvas e então ligar o dispositivo com um computador que tenha o software WeneCoach. Assim que o programa começa, a máquina vai fermentar, pressionar e monitorar o suco enquanto o computador guia o usuário através do processo enológico.

O sistema pode medir a temperatura, acidez, nível de Brix e permitir que o enólogo fazer seus ajustes preferidos. Depois de alguns meses o vinho está pronto para ser engarrafado. A máquina custa US$ 4.500, sem “extras” como barrica de carvalho de 30 litros, kit de engarrafamento, rolhas, leveduras etc. O kit completo pode ser comprado por US$ 8.999.

Para saber como o WinePod funciona, clique aqui.

palavras chave

Notícias relacionadas