Mundovino

Falta de garrafas nos Estados Unidos pode trazer efeito indesejável em alguns vinhos na Califórnia

Escassez significativa do recipiente fará alguns vinhos passar mais tempo em barricas

por Glaucia Balbachan

Escassez significativa de garrafas de vidro nos Estados Unidos

Com a falta do insumo, muitos produtores estão deixando de engarrafar seus vinhos

De acordo com o enólogo e proprietário da Longevity Wines, Phil Long há uma escassez de garrafas de vidro nos Estados Unidos em decorrência à cadeia de suprimentos, por problema de transportes e pelos efeitos da pandemia, que ainda rondam a Terra do Tio Sam.

» Fuga inusitada! Contrabandista de vinho acelera contra barreira policial. Veja o vídeo!

Com a possibilidade de aumento de preços, essa carência de vidro vem trazendo impacto negativo sobre os enólogos norte-americanos, impedindo-os de engarrafar seus vinhos rápido o suficiente.

Mesmo com o alto custo, Phill Long, conta que ainda não aumentou seus preços, embora ache que será inevitável fazê-lo em algum momento. “Não sei até quando poderemos manter os preços. O vidro é o ingrediente principal para engarrafar vinho, imagine que você é uma empresa de biscoitos e falta farinha”, conta Long.

Sem vidro, enólogos são forçados a deixar seus produtos em tanques, o que retarda o processo de maturação ou mesmo dentro dos barris mantendo o vinho em carvalho por mais tempo do que o desejável.

“Muito carvalho vai desiquilibrar o vinho. Quando o carvalho se torna elemento dominante, ele ofusca sabores característicos de fruta e tem gostos predominantemente arborizados”, finaliza Long.

E a Costa Oeste dos Estados Unidos não é a única a sofrer com a falta de garrafas de vidro, a Argentina passa pelo mesmo desconforto, levando vinícolas a operar sua produção com seis meses de atraso.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Assine ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas