Mundovino

Festa Nacional da Vindima da Argentina quer se tornar Patrimônio Intangível da Humanidade

Entre os dias 4 e 7 de março, Mendoza realizará sua tradicional Fiesta de la Vendimia, celebrando o "Milagre do Novo Vinho"

por Silvia Mascella Rosa

Festa Nacional da Vindima da Argentina quer se tornar Patrimônio Intangível da Humanidade

A Festa começou tímida em 1913 e virou oficial em 1936

Os vinhedos da região de Mendoza estão, neste momento, carregados de uvas em diversos estágios de maturação. Em algumas zonas a colheita já começou e para celebrá-la, acontecerá no próximo final de semana a Festa Nacional da Vindima.

» Qual vinho harmoniza com pão de queijo e foi aprovado por franceses?

Neste ano as autoridades também pretendem reunir informações e mais dados para uma possível candidatura da festa a Patrimônio Intangível da Humanidade, título outorgado pela Unesco, que desde 1972 decidiu proteger patrimônios naturais e culturais ao redor do globo. A senadora Gabriela Testa foi a responsável por encaminhar ao Parlamento de Mendoza um pedido de formação de uma comissão para preparar a candidatura. O projeto ainda está sendo analisado pelas autoridades Mendocinas.

A Festa, que começou tímida em 1913, virou oficial em 1936 e se tornou um excelente produto turístico para toda a região e a para a Argentina, tanto que se tornou Patrimônio Cultural da Província de Mendoza em 2002. As celebrações incluem diversos eventos, como a "Benção dos Frutos", que aconteceu no último domingo, 27 de fevereiro, onde a colheita das uvas é "entregue' para a Virgem da Carrodilla, a Santa que protege os vinhedos da região.

Na sexta-feira a noite e no sábado de manhã (4 e 5 de março) acontecerá a parada com os carros alegóricos, com grupos folclóricos e representantes das comunidades de imigrantes que vieram para Mendoza. O evento central tem lugar na noite de sábado, com um show de luzes, música e dança que evocam a vitivinicultura de Mendoza de maneira lúdica, além da eleição da Rainha Nacional da Vindima. Os shows se repetem nas duas noites seguintes e contam com a participação de mais de mil artistas. Neste ano, o tema é "Milagre do Novo Vinho" e a organização do evento explica que o tema faz referência às forças da natureza, a voz da vida, e ao fato de que cada um é uma parte da grande unidade, de sermos planta, mãos, sonhos, videiras, sol de outono e colheita, com cada dia sendo um milagre. Esse milagre da vida é arte, memória, trabalho e festa.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas