Revista ADEGA
Busca

Harmonizações

Qual vinho harmoniza com pão de queijo e foi aprovado por franceses?

A revista eletrônica do jornal Le Figaro ofereceu uma resposta


Vinho com pão de queijo?

A resposta para harmonizar com a iguaria mineira vem da França

Uma vez por semana a seção de vinhos da versão eletrônica do jornal francês Le Figaro traz uma harmonização diferente. Nesta semana o Brasil marcou uma presença inusitada, com a apresentação de um vinho branco para ser bebido junto com pão de queijo.

» Clericot: o drinque que nasceu para refrescar

O vinho escolhido foi o Les Terres d'Ocre 2020, feito com a uva Tressalier. Nunca ouviu falar? Pois é, essa uva é típica da comuna de Saint-Pourçain, uma IGP (Indicação Geográfica Típica) do Vale do Loire, no centro da França.

Obscura durante muitos anos, a região e seus vinhos estão passando por uma renovação, pelas mãos de jovens vinhateiros, como Florent Barichard, que herdou parte dos vinhedos de um tio em 2013 e os trata com o mínimo de intervenção química possível. Há uma dose se ousadia em fazer esse vinho apenas com a uva Tressalier, pois normalmente na região ela vem combinada com a Chardonnay.

De acordo com as notas de degustação do Le Figaro, o vinho tem aromas frescos que tendem ao floral, mas na boca não é tímido. Há notas de anis, boa acidez que convida ao próximo gole e notas finais de caramelo amanteigado salgado que, segundo eles, combinam bem com os sabores "generosos do pão de queijo". Quem fornece a receita desse pão tão brasileiro para o jornal é a chef Alessandra Montagne, nascida no Morro do Vidigal, criada em Minas Gerais e que vive na França há 22 anos (ela tem 44) e que já possui dois restaurantes por lá, colhendo elogios de importantes chefs locais. "Toda manhã minha avó fazia esse pão de queijo e eu sou fiel à essa receita e jamais a modifiquei", disse a chef para o Le Figaro. E você? Já tentou harmonizar vinho com pão de queijo?

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 26/02/2022, às 17h00


Mais Harmonizações