Mundovino

França anuncia nova AOC na região do Rhône

Laudun está no lado direito do rio Rhône, acima das regiões de Lirac e Tavel e a noroeste de Châteauneuf-du-Pape

por Silvia Mascella Rosa

França anuncia nova AOC na região do Rhône

Laudun é uma região de produção desde a época do império romano 

Laudon AOP será a mais nova denominação de origem francesa a partir de 2023, segundo informações apresentadas pelo INAO, o conselho regulador das denominações da França. A votação, que questionou se os vinhateiros dos locais poderiam seguir com sua petição de se tornarem AOP, foi aprovada com 88 votos a favor e apenas 7 contra, pela comissão.

» Com cara de refrigerante e benefícios de suco integral, Aurora lança primeiro suco de uva gaseificado

Laudun é uma região de produção desde a época do império romano e está localizada no sudeste da França, dentro do Vale do Rhône, a segunda maior região produtora de uvas da França. São três as pequenas comunas que passarão a ter o título Côtes du Rhône Villages Laudun em suas garrafas: Saint-Victor-la-Coste, Tresques e a própria Laudun. Elas estão localizadas a noroeste da prestigiosa região de Châteauneuf-du-Pape e ao norte das famosas Lirac e Tavel. A área da nova denominação (que ainda não tem a extensão total revelada) deve ter aproximadamente mil hectares de vinhedos entre as três comunas.

As uvas brancas predominam, como a Grenache Blanc e a Clairette representando quase um quarto da produção de toda a área. Outras brancas de grande cultivo são a Viognier, Bourboulenc, Marsanne e Rousanne. Os tintos seguem a força de boa parte do Rhône, com a Grenache a a Syrah predominando, além da Mouvèdre, Carignan e Cinsault em menores proporções. Entre tintos, brancos e rosés, Laudon engarrafa pouco menos de 2 milhões de litros de vinho por ano.

Luc Pélaquié, líder os produtores locais e herdeiro de um produtor que auxiliou a região a obter sua denominação anterior, está muito satisfeito com o resultado do trabalho: "Eu cumprimento os vinhateiros pela determinação e pelo trabalho duro, que contribuiram para o futuro da vitivinicultura local", disse ele em entrevista ao jornal Midi Libre. A expectativa é de que a inauguração oficial da nova apelação aconteça em junho deste ano, mesmo que nos rótulos ela só passe a constar em 2023.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas